Eleições 2022
Rodrigo Garcia faz caminhadas em Sorocaba e Votorantim
Candidato ao governo do Estado falou sobre propostas na área da saúde
O candidato ao Governo do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB) visitou nesta quarta-feira (28) a região de Sorocaba. A primeira parada foi em Votorantim. Rodrigo chegou no município por volta das 10h15 e realizou uma caminhada em uma galeria de lojas, localizada na avenida 31 de Março, no Centro. Após cumprimentar as pessoas, o candidato seguiu para o Mercado Municipal de Sorocaba, acompanhado de outros candidatos do partido. No local, ele conversou com os comerciantes e ao fim da visita tomou um café em uma lanchonete.
Durante as caminhadas na região, Rodrigo Garcia apresentou propostas na área da saúde. Disse que irá ampliar o atendimento e o combate ao câncer no Estado de São Paulo, transformando os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) em AMEs Oncológicos e investindo nas Santas Casas. Além disso, o candidato reforçou que também irá ampliar a rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer para todo o Estado. “São Paulo terá cada vez mais o câncer como doença prevalente, até pela pirâmide etária da nossa sociedade. Por isso, o meu esforço tem sido ampliar o atendimento ao câncer, espalhar esse atendimento pelas cidades para que a população possa tratar do câncer próxima da sua família”, ressalta.
Edson Aparecido (MDB), candidato ao Senado em São Paulo, que tem o apoio de Rodrigo Garcia, também esteve presente nas caminhadas e falou que uma de suas principais propostas é a revisão do atual pacto federativo. “Isso é importante porque vai fazer com que uma quantidade maior de recursos que São Paulo envia para Brasília fique em São Paulo e, obviamente, isso vai favorecer muitos municípios”, ressaltou.
Confusão
Durante a visita do candidato Rodrigo Garcia (PSDB), em Sorocaba, nesta quarta-feira (28), houve uma confusão. O candidato finalizava uma caminhada no Mercado Municipal, no Centro, por volta das 11h, quando um homem com um cachorro no colo tentou agredi-lo.
Na sequência, Garcia saiu do Mercadão pela porta principal. Já o homem correu pela porta lateral e a confusão continuou na rua, próximo da entrada do estabelecimento. Os seguranças do candidato seguraram o homem que gritava. Mesmo assim, o rapaz chegou a dar um chute no retrovisor do carro em que o candidato estava.
Durante a confusão, uma pessoa que estava com adesivos de apoio a Rodrigo Garcia deu um soco no homem e ele caiu no chão. Rapidamente, Garcia entrou no carro e foi embora com a sua equipe.
Em nota, a assessoria do candidato confirmou que houve a tentativa de agressão e que a abordagem foi evitada pelos seguranças. A equipe disse ainda que o mesmo homem tentou mais uma vez chegar próximo de Rodrigo quando ele entrava no carro para seguir viagem até Campinas. "Algumas pessoas conseguiram conter o suspeito, tendo início a uma confusão generalizada. O agressor conseguiu danificar o retrovisor do veículo onde estava o governador. Rodrigo Garcia não chegou a ser agredido, mas sua segurança foi reforçada. Rodrigo tem defendido o diálogo e paz neste processo eleitoral desde o início da campanha", escreveu a assessoria. O Cruzeiro do Sul questionou a equipe de Rodrigo Garcia se seria aberto um boletim de ocorrência sobre a tentativa de agressão.
Ao fim do evento, o Cruzeiro do Sul entrou em contato com o homem que provocou a confusão. Ele disse que é deficiente e não tem nenhum dos direitos sociais previstos na Constituição Federal reconhecidos. Além disso, o rapaz também enviou à reportagem uma matéria publicada pelo jornal Metrópoles em 2018. Segundo o jornal, na época ele tinha 46 anos e estava vivendo em Brasília, em frente a Defensoria Pública da União (DPU), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Na ocasião, o homem disse ao Metrópoles que estava no local lutando por seus direitos sociais, que estariam sendo violados. O rapaz também garantiu que tem síndrome de Asperger, um grau de autismo, e que teria sido abandonado pelos pais e irmãos ainda na infância.
Até o fechamento desta reportagem o homem não havia registrado nenhum boletim de ocorrência pelo soco que recebeu. O Cruzeiro do Sul também questionou a equipe do candidato Rodrigo Garcia se um boletim de ocorrência seria aberto sobre o caso, mas isso não foi mencionado na resposta enviada pela assessoria. (Da Redação)
Galeria
Confira a galeria de fotos