Meio Ambiente
Defesa Civil cita cuidados com animais silvestres em área urbana
Com o aparecimento recorrente de animais silvestres em áreas urbanas, o trabalho de resgate atua para devolvê-los aos seus habitats naturais
Um Gavião da espécie "Carrapateiro" foi resgatado com um ferimento no olho e levado ao Zoológico de Sorocaba no último dia 9 de setembro. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), atualmente a ave está sob os cuidados da equipe técnica do Zoológico Municipal. "O animal está bem de saúde e, assim que estiver plenamente recuperado, será devolvido à natureza".
O gavião foi resgatado pela Defesa Civil de Araçoiaba da Serra. O animal, que estava ferido no olho direito, foi avistado por um morador do bairro Colégio quando prendeu o pé no alambrado do seu quintal. O munícipe solicitou o resgate da ave, que por sua vez, foi encaminhada ao Parque Zoológico Quinzinho de Barros, onde recebeu os cuidados necessários para a sua recuperação.
No dia 31 de agosto, sete animais silvestres que estavam no Zoológico Municipal foram soltos na Floresta Nacional de Ipanema (Flona), depois de resgatados e cuidados. Foram devolvidos ao habitat natural um gato-maracajá (Leopardus wiedii), um tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla), um gambá-de-orelha-preta (Didelphis aurita), e quatro gambás-de-orelha-branca (Didelphis albiventris).
Com o aparecimento recorrente de animais silvestres em áreas urbanas, o trabalho de resgate atua para cuidar e devolver ao habitat natural animais como ouriços, cobras, tamanduás e até mesmo onças.
A Defesa Civil alerta para que, ao se deparar com um animal exótico no seu quintal, rua ou vias urbanas, não os machuque, mantenha distância segura e ligue imediatamente para o telefone (15) 98109-0984. (Da Redação)