Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Itapetininga confirma mais um caso de varíola dos macacos

A região administrativa de Sorocaba agora acumula 47 casos da doença

26 de Setembro de 2022 às 19:10
Wilma Antunes [email protected]
Varíola dos macacos
Varíola dos macacos (Crédito: Divulgação)

A região administrativa de Sorocaba, composta por 79 municípios, registrou nesta segunda-feira (26) mais um caso de varíola dos macacos. De acordo a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo (SES-SP), a cidade de Itapetiniga passou de dois para três infectados. No entanto, a pasta não divulgou informações sobre o novo paciente.

Ao todo, 14 municípios da região foram notificados. Juntos, eles somam 47 positivações, sendo: Botucatu (1), Campina do Monte Alegre (1), Cerquilho (1), Conchas (1), Fartura (1), Guareí (1), Itapetininga (3), Itararé (1), Itu (3), Mairinque (1), Piedade (1), São Roque (3), Sorocaba (24) e Votorantim (5). Em todo Estado, 3.548 casos foram confirmados.

Já no Estado, o acumulado é de 3.644. Conforme dados do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), da SES-SP, 92,4% das pessoas que foram contaminadas são homens. As mulheres são minoria, com 7,5%.

A idade média dos pacientes é 30 a 34 anos. Entre os sintomas apresentados estão lesões nas genitálias, tronco, membros superiores, face, membros inferiores, ânus, palma da mão, boca e pés.

Apesar do nome da doença, o governo destacou que o atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos. Ainda conforme a pasta, o monkeypox, que faz parte da mesma família da varíola, é transmitido entre pessoas e o surto tem prevalência de transmissão de contato íntimo e sexual. (Wilma Antunes)