Saúde
Itu tem mais um caso de varíola
Região Administrativa de Sorocaba tem registrados até agora 46 casos; no Estado SP, 3.623 foram confirmados

Mais um caso de varíola dos macacos foi registrado na região de Sorocaba neste sábado (24). De acordo com o levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Itu passa de dois para três infectados com a doença no município. A Prefeitura de Itu informou que a vítima infectada é um homem de 22 anos, que está bem e cumpre isolamento domiciliar.
Na Região Administrativa de Sorocaba, formada por 79 municípios, foram registrados até agora 46 casos de pessoas positivadas para a Monkeypox (virus causador da varíola). Os locais de incidência são Botucatu (1), Campina do Monte Alegre (1), Cerquilho (1), Conchas (1), Fartura (1), Guareí (1), Itapetininga (2), Itararé (1), Itu (3), Mairinque (1), Piedade (1), São Roque (3), Sorocaba (24) e Votorantim (5). Em todo Estado, 3.623 casos foram confirmados.
A SES também divulgou um painel com dados referentes a doença em que mostra que até hoje (24), 7.912 obtiveram resultados negativos para a varíola e outros 988 são suspeitos em todo Estado.
Macaco não é culpado
O governo estadual reforça que o atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos. O vírus da Monkeypox, que faz parte da mesma família da varíola, é transmitido entre pessoas e o atual surto tem prevalência de transmissão de contato íntimo e sexual.
Sintomas
Entre os sintomas que devem servir de alerta é o aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas, que podem surgir no rosto, dentro da boca ou em outras partes do corpo, como mãos, pés, peito, genitais ou ânus. É recomendado evitar contato íntimo com pessoas que apresentem esses sintomas, além de não compartilhar roupas de camas, objetos e itens pessoais.
(Thais Marcolino)