Sorocaba
Sobe número de furtos de hidrômetros na cidade
Até este mês foram 675 ocorrências, aumento de 58% em relação a 2021. BO tem ser registrado

O número de furtos de hidrômetros em Sorocaba aumentou 58% na média mensal deste ano, se comparado ao mesmo período de 2021. Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), somente em 2022 foram registrados 675 ocorrências envolvendo hidrômetros, enquanto em 2021 foram 567 casos, subindo de 47 para 75 a cada 30 dias. Já os dados da Polícia Militar apontam que, até o momento, foram registrados 259 boletins de ocorrência de furtos de hidrômetros em toda a cidade. Em 2021, houve 229 BOs em 12 meses, o que representa um aumento de 34%. Os números divulgados mostram que mais da metade dos moradores não registram boletim de ocorrência do furto. Vale lembrar também que os números de 2022 tendem a ser maiores, visto que o ano ainda não terminou.
No Wanel Ville, zona oeste da cidade, o número de furtos de hidrômetros tem crescido nos últimos meses, segundo os moradores. Somente neste mês, quatro casos foram registrados no bairro. O crime aumenta o desperdício de água devido ao longo período de vazamento até que o Saae chegue ao local. Há também o prejuízo financeiro para repor o equipamento perdido. Para ficar isento do pagamento, o munícipe precisa registrar um BO e entregá-lo em uma das Casas do Cidadão, somente assim não haverá cobrança do novo hidrômetro.
O fotógrafo Renato Troy, 44 anos, acordou na manhã de terça-feira (20) e se deparou com um vazamento em sua calçada, ocasionado pelo furto do hidrômetro de seu imóvel, localizado na Rua Dácio Panise, 141. “Aconteceu durante a madrugada. É a primeira vez que isso acontece. Acionei o Saae por volta das 9h da manhã”. A equipe do Saae chegou ao local em torno de 12h30.
A vendedora Luciana Rodrigues, 44 anos, possui dois imóveis que tiveram hidrômetro furtado no Wanel Ville, nos dias 2 e 8 de setembro e, segundo ela, isso tem acontecido com frequência na região. Luciana afirma que o Saae atendeu prontamente à ocorrência. Seu maior medo é que comecem a furtar outras coisas ou entrem em seu imóvel. “O que nós moradores estamos fazendo, é aumentar a segurança. Tenho câmeras de monitoramento nos imóveis. ”
Combate
Questionada sobre o policiamento na região, a Polícia Militar afirma que não foi registrada ocorrência de furto a hidrômetro na rua Dácio Panise, devido ao morador não ter registrado o boletim de ocorrência. A corporação informa que o Wanel Ville está incluído no Cartão de Prioridade de Policiamento, inclusive com operações pontuais, que conta com apoio de programas de policiamento.
De acordo com a PM, essas ações são de operações de fiscalizações específicas, em parceria com outros órgãos, visando a identificação dos possíveis receptadores de hidrômetros e cabos furtados, considerando que o crime está diretamente vinculado a possibilidade de obtenção de vantagem ilícita em venda em “ferros velhos”.
O que fazer
O Saae orienta que o morador, se constatar situação de furto de hidrômetro, acionar a autarquia pelo telefone 0800 770 1195 ou (15) 3224-5800, para sanar rapidamente o vazamento e fazer o registro da ocorrência. Este BO deve ser encaminhado ao Saae, além de uma conta de água e um documento pessoal do responsável pelo imóvel, para fazer a solicitação de instalação gratuita de um novo hidrômetro. O prazo é de até 24 horas para recolocação de novo hidrômetro, sem custo algum para o munícipe. O pedido do novo aparelho pode ser feito diretamente nas Casas do Cidadão ou na Central de Atendimento do Saae/Sorocaba, que funciona no Pátio Cianê Shopping, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
A principal recomendação de prevenção é que o consumidor faça a mudança para a caixa de hidrômetro padrão, pois o equipamento fica fechado em dispositivo lacrado pelo Saae, o que dificulta o acesso de pessoas não autorizadas. (Virgínia Kleinhappel Valio)