Diálogo aberto
SSP e Prefeitura de Itu discutem a volta de servidores municipais
Prefeito Guilherme Gazzola determinou que 33 funcionários deixassem as unidades policiais e retornassem às funções de origem

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSPSP) informou ontem (22) que a Polícia Civil está em tratativas com a Prefeitura de Itu para que os funcionários municipais cedidos para a pasta estadual retornem às suas funções. No último dia 2 de setembro, o prefeito Guilherme Gazzola (PL) anunciou a retirada de 33 funcionários da administração municipal que estavam cedidos à Polícia Civil. Com isso, os servidores seriam realocados em suas secretarias municipais de origem.
A SSP informou que a Polícia Civil continua dialogando com a Prefeitura e que os funcionários municipais estão retornando às funções, mas não informou a partir de quando, e nem o total de funcionários. O Cruzeiro do Sul questionou a Prefeitura a respeito, mas até o fechamento desta edição não houve resposta.
Em nota encaminhada anteriormente, a Prefeitura informou que a cessão de funcionários municipais para algumas unidades policiais foi retomada, proporcionando a normalização dos serviços na Delegacia Central, assim como na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e no 4º Distrito Policial, na região do Pirapitingui. “A retomada desses servidores, disponibilizados pela Prefeitura, às suas funções depende dos delegados de cada uma das unidades mencionadas”, disse a Prefeitura.
Durante reuniões realizadas nos dias 9 e 12 deste mês, entre representantes da Polícia Civil e do Poder Público Municipal, houve a solicitação da escala de trabalho dos servidores estaduais das delegacias, tendo por objetivo avalizar a efetiva necessidade de reintegração dos funcionários municipais nas unidades policiais.
“A Prefeitura de Itu entende que o cumprimento integral da jornada de trabalho dos funcionários estaduais, por si só, bastaria aos trabalhos da Polícia Civil na cidade e, sendo assim, o emprego de servidores municipais seria necessário apenas em caráter complementar”, informou a administração municipal.
“A solicitação da grade horária dos funcionários estaduais das delegacias ituanas foi reforçada por meio de ofício do Poder Executivo, devidamente protocolado na Delegacia Central, no último dia 14. Até o presente momento, a Prefeitura, não obteve a resposta. Novas cessões de funcionários municipais às delegacias só deverá ocorrer a partir do momento em que as delegacias apresentarem a escala de trabalho dos seus funcionários, comprovando a real necessidade desta complementação”, afirmou a Prefeitura de Itu. (Da Redação)