Sorocaba
Passageiros reclamam de cobrança indevida
Problema seria na integração entre as linhas Éden, Cajuru e interbairros 303

Passageiros das linhas do Éden, Cajuru e interbairros 303 estão reclamando de problemas na integração do transporte público de Sorocaba. Nos casos relatados ao jornal Cruzeiro do Sul, os usuários disseram que estão embarcando no ônibus do bairro Aparecidinha no período da tarde, por volta de 17h, e pagando a tarifa. Em cerca de 30 minutos, eles descem na área de transferência do Éden e embarcam no ônibus do Éden, Cajuru ou interbairros 303, e, neste momento, a passagem é cobrada novamente ao invés de ocorrer a integração.
Cláudio Faria, pintor, de 50 anos, conta que a situação ocorre com a sua esposa desde o dia 28 de julho. Ele diz que abriu reclamações na Urbes e na ouvidoria da Prefeitura. “Já fiz reclamação na Urbes duas vezes. Eles dão 15 dias para responder e quando entra no site a solicitação consta como encerrada”, relatou. Porém, após a reportagem entrar em contato com a Prefeitura na última terça-feira (20), Cláudio recebeu uma ligação de um gerente da Urbes. Segundo ele, o órgão informou que o problema foi constatado e que, em até três dias, 15 créditos do cartão serão restituídos.
O problema é que, segundo os usuários, a situação está acontecendo com pelo menos dez pessoas que pegam a mesma linha. Heverton Sobeira da Silva é um deles. O encarregado de produção, de 37 anos, disse que a cobrança indevida ocorre somente no período da tarde, por volta das 17h. “Se eu colocar na ponta da caneta vai dar pelo menos R$ 118,00 a mais. O passe que era para durar o mês está durando somente 15 dias.
Perina Rosangela dos Santos, de 43 anos, também reclama da situação. A jardineira pega o interbairros no Aparecidinha e na área de transferência do Éden embarca em uma dessas linhas: Éden, Cajuru ou interbairros 303. “Não estamos tendo mais passe para trabalhar. Já tem gente que está tirando do bolso faz tempo”, informou.
O que diz a Urbes
Em relação ao primeiro caso citado na reportagem, a Urbes informou que recebeu as duas primeiras solicitações do usuário e ambas foram respondidas. Segundo o órgão, no dia 9 de setembro, Cláudio foi orientado a comparecer à Central de Atendimento do Terminal São Paulo, munido de documento com foto e do cartão de ônibus, para dar prosseguimento ao pedido de ressarcimento. A partir disso, inclusive, o cartão também poderá ser verificado, pois há suspeita de que apresente algum tipo de falha.
Já em relação a uma terceira reclamação feita por Cláudio, a Urbes informa que a manifestação foi registrada pelo usuário como “denúncia anônima” na Ouvidoria, sem especificar outros dados necessários para dar continuidade ao atendimento. Neste caso também, o setor enviou e-mail ao remetente, pedindo para que informe o número do cartão de ônibus, a fim de que seja dado prosseguimento ao atendimento.
A Urbes informou também que o sistema de integração das linhas de ônibus opera normalmente, podendo ser realizado nos terminais Santo Antônio e São Paulo, onde o usuário pode trocar de linhas, com o pagamento de apenas uma passagem, e se deslocar para qualquer local da cidade. Também há a integração temporal, pela qual, em um período de até 90 minutos, o usuário pode realizar até três integrações para trocar de linhas, em qualquer ponto de parada de ônibus, e seguir seu deslocamento, sem o pagamento de nova passagem.
A recomendação é que usuários que se sentirem prejudicados utilizem os canais de comunicação com a Urbes, para formalizar reclamação e fazer algum tipo de solicitação. “Todas as manifestações são apreciadas pelo setor competente, uma a uma, e se a reivindicação procede é sanada”. O contato pode ser feito pelo PABX: (15) 3519-3100; WhatsApp: (15) 99760-9621; site: www.urbes.com.br e, ainda, pelo WhatsApp da Ouvidoria: (11) 98884-5218. (Vanessa Ferranti)