Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Obras de nove empreendimentos aquecem economia e mercado de trabalho

Canteiros de obras empregam mais de 700 pessoas, entre trabalhadores direitos e indiretos

22 de Setembro de 2022 às 11:02
Cruzeiro do Sul [email protected]
Obras no empreendimento Riserva Divino
Obras no empreendimento Riserva Divino (Crédito: Divulgação/Construtora Planeta )

Este segundo semestre de 2022 é marcado por mais vagas para profissionais da construção civil em Sorocaba e uma demanda maior para fornecedores e prestadores de serviços que atendem o segmento. Isso porque a Construtora Planeta iniciou as obras de alguns empreendimentos.

Estes canteiros de obras empregam mais de 700 pessoas, entre trabalhadores diretos e indiretos. Além disso, a Planeta ainda tem mais seis canteiros ativos na cidade nos empreendimentos, que somam mais de 900 colaboradores diretos e indiretos. Com isso, a empresa totaliza 9 obras em andamento na cidade de Sorocaba.

“Tivemos um saldo expressivo na venda dos nossos últimos lançamentos, apesar da pandemia, e estes empreendimentos contribuem com o crescimento das regiões em que estão inseridos. Além disso, estas obras impactam positivamente a economia de Sorocaba e geram vagas no mercado de trabalho”, afirma Henrique Penteado, Diretor de Incorporação da Construtora Planeta.

Ícone tem estrutura finalizada

Entre as obras em andamento, a estrutura do Ícone Planeta – o edifício mais alto do interior do Brasil – já foi concluída. São impressionantes 141 metros de altura, com 45 pavimentos – sendo 38 de apartamentos tipos.

A forma deste gigante já faz pode ser vista no horizonte de Sorocaba e coloca a cidade em um patamar mais elevado no mercado imobiliário nacional. O empreendimento terá 86 apartamentos de 150 m² até 173 m², com previsão de entrega em 2023. “Realizamos um projeto ousado e único, já que não há edifícios semelhantes no interior do Estado de São Paulo, com infraestrutura robusta e arquitetura primorosa. Estamos registrando o nome da Planeta na história da construção civil brasileira com um empreendimento exclusivo e impecável”, afirma Ricardo Guimarães, presidente da Construtora Planeta.

Os números gerados pela obra impressionam e confirmam sua magnitude. Foram utilizados: 1.075 toneladas de aço, 11.075,80 m³ de concreto (que representam 1.600 viagens de caminhão betoneira), 1.376 caixilhos (peças usadas para as esquadrias), 1.045 portas de madeira. Ainda foram consumidos 324.652 blocos de alvenaria e o prédio ainda terá um total de 16.782,56 m² de piso.

Maior canteiro de obras da Planeta

O Planeta Square Garden, complexo multiuso inédito em Sorocaba e região, será o maior canteiro de obras da Construtora Planeta em Sorocaba, com um total de 95.749m² de área construída, somando três empreendimentos. As obras da torre comercial Ellipse Tower e do edifício residencial Highline Park foram iniciadas neste ano. Já a construção do Millennium Park, com apartamentos residenciais, que também faz parte deste complexo, começará no próximo ano.

Para este empreendimento, a construtora trouxe uma tendência vista no exterior e também em grandes capitais brasileiras: um complexo que reúne edifícios residenciais, comerciais e um centro de compras integrado. Os acessos serão independentes, porém eles serão ligados por uma praça para a convivência dos moradores e frequentadores desse ambiente.

O projeto agora começa a ganhar forma e os números sobre os materiais previstos para toda a obra do Planeta Square Garden impressionam: serão usados mais de 3 mil toneladas de aço e mais de 32 mil m³ de concreto. A construção vai consumir, ainda, 1,7 milhão de unidades de blocos de alvenaria; 2.631 janelas e 3.411 portas para os apartamentos, além de 51.600m² de revestimento cerâmico.

Riserva Divino

Além da zona sul, a Construtora Planeta também está investindo na zona oeste de Sorocaba. O Riserva Divino começou a ser construído, na região do Largo do Divino, uma das mais tradicionais e históricas de Sorocaba, em uma área de 5.114,33 m². A localidade tem um grande potencial de desenvolvimento imobiliário, o que pode ser comprovado pela alta demanda registrada para este empreendimento: 100% das unidades foram vendidas.

Union Planeta

As obras do Union Planeta já tiveram início no Alto da Boa Vista. Localizado em uma região altamente estratégica de Sorocaba, com acesso rápido e fácil para a Rodovia Senador José Ermírio de Moraes, a Castelinho, o Union Planeta está próximo a comércios, serviços, repartições públicas e parques. O empreendimento também tem 100% das unidades vendidas. 

Cenário em Sorocaba

Ao longo da história da empresa, entre empreendimentos entregues, em construção, lançados e futuros lançamentos até 2026, a Construtora Planeta contabilizará 72 empreendimentos, o que significará mais de 6 mil unidades entregues e 945 mil m² construídos.

A empresa investiu em novos projetos recentemente, em um momento em que a saúde pública impactou a economia. Os empreendimentos atraíram muitos clientes que buscavam adaptar suas novas realidades em meio a um cenário de desafios e incertezas gerado pela pandemia. Sorocabanos e moradores de outras localidades, em especial da Grande São Paulo, interessados em ter mais segurança, comodidade para o seu home office e para o lazer de sua família, sem precisar sair de casa, adquiriram unidades nestes empreendimentos que agora começam a ser construídos.

Sobre a Planeta

Fundada em 1998, a Construtora Planeta possui atuação na cidade de Sorocaba (SP) e conta com 54 empreendimentos entregues dentro do prazo e sempre com alta qualidade. É a construtora mais lembrada e querida pelos sorocabanos segundo a pesquisa Top of Mind, do Instituto Ipeso, e segundo o Instituto de Pesquisa Cruzeiro do Sul (Ipecs), da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), sediada em Sorocaba. (Da redação)