Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Sorocaba está entre as cidades do Brasil com o maior número de cervejarias

De acordo com o Anuário da Cerveja de 2021, lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a cidade ocupa o sétimo lugar no ranking com o maior número de cervejarias do Brasil

21 de Setembro de 2022 às 16:38
Cruzeiro do Sul [email protected]
Cerveja
Sorocaba está entre as cidades do Brasil com o maior número de cervejarias (Crédito: Divulgação/ Secom Sorocaba)

Sorocaba já é famosa por ser umas das melhores cidades para se viver e investir, agora tem mais um motivo para comemorar. De acordo com o Anuário da Cerveja de 2021, lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a cidade ocupa o sétimo lugar no ranking com o maior número de cervejarias do Brasil.

O levantamento indica que existem 1.549 estabelecimentos do tipo no país, sendo que 17 deles estão localizados somente no município, evidenciando a importância do Polo Cervejeiro de Sorocaba e Região.

O número de cervejarias registradas no Brasil cresceu 12% em 2021, na comparação com o ano anterior. Nesse ranking, que engloba 672 municípios, Sorocaba ficou à frente de outras cidades de igual ou maior porte, como Rio de Janeiro (17), Ribeirão Preto (13), Joinville (12), Petrópolis (12), Campinas (10), entre outras cidades brasileiras.

"Sempre enaltecemos os setores que favoreçam a nossa cidade, com a geração de empregos, além dos atrativos turísticos que são proporcionados. Este é mais um motivo para o sorocabano comemorar”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Paulo Henrique Marcelo.

Em constante evolução no setor cervejeiro, Sorocaba conta com comércios do ramo no estilo Brewpubs, estabelecimentos onde a cerveja é feita e consumida no mesmo local; bem como cervejarias Tap Room/Bar, Tap House/Bar e Empório, que trabalham exclusivamente com cervejas especiais e artesanais; as Tap Houses, que são os bares com várias torneiras de chope artesanal e as Tap Room, com um ambiente onde estão engatadas as cervejas da casa para consumo.

"Nossa cidade se destaca, cada dia mais, em diversos setores da economia e essa é mais uma conquista de um trabalho incansável de todos os envolvidos. A missão é atrair sempre mais investimentos e pessoas para visitar Sorocaba. Com isso, consequentemente, teremos mais postos de trabalho, qualidade de vida e atrativos turísticos”, relatou a chefe de Divisão de Turismo da Sedettur, Daniele Leite.

APL Cervejeiro

Sorocaba recebeu, no início de 2022, o reconhecimento de Arranjo Produtivo Local (APL), como um polo cervejeiro do Estado de São Paulo, com 24 microcervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Na Região Metropolitana, por sua vez, são mais de 30, sendo uma categoria que vem se fortalecendo, cada vez mais, e tem movimentado uma cadeia produtiva que envolve indústria, serviços e comércio.

Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) são aglomerações de empresas e empreendimentos, localizados em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva, algum tipo de governança e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, de ensino e de pesquisa.

(Com informações da Secom Sorocaba)