Eleições 2022
Tarcísio de Freitas visita hospital Gpaci em Sorocaba
Candidato ao Governo do Estado se reuniu com presidente do Conselho Administrativo e gestores do hospital

O candidato ao Governo do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), visitou na manhã desta quarta-feira (21) o Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci) de Sorocaba. O ex-ministro da Infraestrutura do presidente Jair Bolsonaro se reuniu com a presidente do Conselho Administrativo, Maria Lúcia Neiva de Lima, e equipe de gestores e diretores clínicos do hospital para ouvir as demandas da entidade. O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), também esteve presente no encontro.
Durante a reunião, o Grupo apresentou as principais necessidades do local e entregou ao candidato um ofício solicitando a indicação de verbas para custeio geral do hospital, caso seja eleito. No documento consta que os valores serão investidos nas áreas de oncologia pediátrica, transplante de medula óssea e demais serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a entidade, atualmente o hospital recebe ao mês R$ 219 mil de verba do Governo Federal para a área de oncologia pediátrica, o que não é suficiente, já que a despesa do serviço é de R$ 1,5 milhão ao mês. “Estamos pedindo para que o Governo do Estado se interesse por essa causa e aumente esse teto, precisamos de coisas efetivas. Nós temos emendas parlamentares que são destinadas ao Gpaci, que têm ajudado e é um recurso muito bom que entra, mas isso não é uma coisa efetiva. Nós precisamos que isso seja regulamentado para que seja uma quantia expressiva. Queremos que o Governo do Estado interceda junto a isso”, explicou Maria Lucia Neiva de Lima, presidente do Conselho Administrativo do Gpaci.
Diante das demandas expostas ao candidato, Tarcísio de Freitas afirmou que fará o convênio com a entidade. “Nós vamos reforçar o repasse de recurso e fazer com que o Estado esteja presente para os projetos que eles têm, que no final das contas vão em direção ao diagnóstico precoce, a telemedicina e a assistência aos médicos de família que vão estar em outros municípios, possam sair do papel e ajudar muitas famílias”, declarou.
Durante a visita na cidade, Tarcísio apresentou ainda outros projetos que pretende realizar para a região. De acordo com o candidato, uma das prioridades é impulsionar a logística com a reativação do transporte ferroviário e fazer a ligação entre Sorocaba e São Paulo. “É um projeto que vamos tirar do papel, pois faz todo sentido, já que tem demanda. Talvez esse seja o projeto de maior legado e de maior percepção”, comentou. A geração de emprego para a cidade também entrou em pauta. O ex-ministro da Infraestrutura informou que irá investir na inovação e reduzir a carga tributária, além de ofertar crédito ao pequeno e microempreendedor.
Quando questionado sobre como está sendo a reta final da campanha, o candidato disse que está é amparado pelas pessoas nos lugares onde passa e tem observado um sentimento de esperança. “Eu percebo que as pessoas estão com um desejo muito grande de mudança, percebendo que a alternância de poder é bom. Já há um cansaço, depois de 28 anos de PSDB, elas estão querendo uma novidade, percebendo que podemos ser essa novidade, depositando esperança na gente, obviamente isso aumenta muito a responsabilidade, mas também nos enche de motivação”, finalizou o candidato.
Hospital Gpaci realizou mais de 39 mil atendimentos em 2021
O Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci) deu assistência a 18.675 pacientes através de 39.821 atendimentos no ano passado. A informação foi disponibilizada no ofício de solicitação de verba entregue ao candidato Tarcísio de Freitas, durante a visita realizada nesta quarta-feira.
Na carta, o Conselho Administrativo também apresenta os serviços e instalações do hospital. O Gpaci foi fundado em junho de 1983 e é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos. O hospital possui uma estrutura com 100 leitos clínicos, cirúrgicos e de apoio e atende crianças e adolescentes de 0 a 18 anos.
O local também conta com serviço de transplante de medula óssea, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nível III e Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Terapia Nutricional. O hospital disponibiliza ainda atendimentos de urgência e emergências, ambulatório de especialidades, cirurgias eletivas e escuta especializada que trata sobre a violação dos direitos das crianças e adolescentes.
Além disso, a entidade também disponibiliza serviços de diagnóstico e imagem voltadas também para o público adulto.
Para ajudar nos custos do atendimento e tratamento realizado pela equipe, o hospital Gpaci recebe doações do público em geral. Quem tiver interesse em contribuir pode acessar o gpaci.org.br/quero-doar.
Galeria
Confira a galeria de fotos