Buscar no Cruzeiro

Buscar

Viver Melhor

Famílias com regularização fundiária podem pedir reforma da casa

Iniciativa é um complemento ao "Cidade Legal" e teve início há um ano em São Paulo e, agora, chega a Sorocaba

21 de Setembro de 2022 às 07:01
Thaís Marcolino [email protected]
Laelson Rodrigues, Eric Vieira e Marco Dottore
Laelson Rodrigues, Eric Vieira e Marco Dottore (Crédito: THAÍS MARCOLINO (20/09/2022))

Se ter a regularização do imóvel já é o sonho de muita gente, imagina ganhar também uma pequena reforma? Conquistar uma condição mais digna de moradia foi o principal motivo para a criação do programa estadual "Viver Melhor", da Secretaria Estadual da Habitação. A iniciativa é um complemento ao "Cidade Legal", de legalização fundiária, e teve início há um ano, na capital e Grande São Paulo. Chega agora ao interior, pela primeira vez, com Sorocaba sendo a escolhida para essa ampliação.

Cerca de 200 famílias do Parque das Laranjeiras, zona norte da cidade, receberão o título de regularização fundiária e, a partir de uma análise, poderão pleitear a reforma do imóvel a ser feita pelo setor público. Segundo o secretário-executivo do programa Cidade Legal, Eric Rodrigues Vieira, outros bairros sorocabanos devem ganhar essa oportunidade, como o Jardim Itapemirim, na zona norte.

Eric esteve nesta terça-feira (20) na Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul e do Colégio Politécnico, para apresentar o programa e foi recepcionado pelo presidente do Conselho Superior da FUA, Marco Dottore, e pelo diretor Laelso Rodrigues.

“As famílias ficam incrédulas, num primeiro momento, mas, depois que os técnicos visitam as casas e fazem a reforma, é gratificante ver a alegria dos moradores, que passam a viver em um lugar digno e melhor”, explica Eric.

Para participar do Viver Melhor é necessário fazer a inscrição no programa Cidade Melhor, no site da Secretaria Municipal da Habitação (https://habitacao.sorocaba.sp.gov.br/) e sinalizar a área de moradia, geralmente uma área periférica. Depois, é realizada análise socieconômica da região e a escolha dos imóveis a serem contemplados. (Thaís Marcolino)