Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Semana com educação para o trânsito

21 de Setembro de 2022 às 00:01
Vinicius Camargo [email protected]
Agente da Urbes distribui cartilhas Aluno Seguros na frente de escola
Agente da Urbes distribui cartilhas Aluno Seguros na frente de escola (Crédito: VINÍCIUS CAMARGO (20/09/2022))

Como parte das atividades da Semana Nacional do Trânsito, a Urbes - Trânsito e Transporte, empresa que administra o setor em Sorocaba, distribuiu ontem (20) centenas de cartilhas sobre educação no trânsito. Chamada de Aluno Seguro, a ação ocorreu em frente ao Sesi Mangal. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do respeito às regras e da conduta adequada no trânsito.

Na iniciativa de ontem (20), educadores de trânsito da empresa pública entregaram o material informativo, principalmente, a estudantes de 6 a 17 anos. Pais e motoristas de vans escolares também receberam. Segundo Alex de Gois Santos, de 34 anos, educador de trânsito da Urbes, o foco da Aluno Seguro e demais das atividades é tentar tornar a população mais responsável. Para tanto, a mensagem central transmitida é de que, nas ruas, a segurança de todos depende das atitudes de cada um.

Estatísticas

Imprudências podem resultar em acidentes e até mortes. Apenas de janeiro a junho deste ano, houve 1.659 ocorrências na cidade, sendo 37 com mortes. Ao todo, 44 pessoas perdem suas vidas. Os dados são do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo. Diante desses dados, o principal objetivo da Semana Nacional de Trânsito é exatamente buscar a mudança desse cenário. “A intenção é educar o usuário (e incentivá-lo) a fazer (tudo) certo, para reduzir o número de acidentes e, consequentemente, de óbitos”, comenta Santos.

Embora não dirijam, crianças e adolescentes são públicos-alvo da campanha para aprenderem, desde cedo, os comportamentos corretos e errados no trânsito. Segundo o educador, tendem a se tornar condutores mais responsáveis no futuro. “O principal motivo é que eles ainda não têm vícios (no trânsito) e vão aprender do jeito certo”, reforça. Além disso, Santos aponta que, quando bem-informados, os mais novos tendem, inclusive, a corrigir os mais velhos. (Vinicius Camargo)