Solidariedade
Projeto Renovar recebe alimentos do Colégio Politécnico
Ação foi realizada pelos próprios alunos como uma das atividades do torneio interclasses, um projeto cultural e esportivo

O Projeto Renovar, do Lar Escola Monteiro Lobato de Sorocaba, recebeu nesta segunda-feira (19) quase uma tonelada de alimentos doados pelo Colégio Politécnico, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA). A ação realizada pelos próprios alunos da instituição foi uma das atividades do torneio interclasses, um projeto cultural e esportivo com diversas modalidades. O evento ocorreu no sábado (16), na sede Alto da Boa Vista do Politécnico.
Para o presidente do Lar Escola Monteiro Lobato, Luiz Henrique Alves, a ação foi essencial, pois, além de ajudar o projeto por meio dos alimentos, os estudantes também puderam praticar a solidariedade. “O Politécnico está sensibilizando os alunos com isso. Acaba sendo uma troca; ao mesmo tempo que eles nos ajudam, nós também os ajudamos com o despertar desse sentimento de solidariedade que é de extrema importância para todo mundo”, diz.
“As doações vão ajudar na alimentação dos alunos e funcionários. Atualmente, o projeto atende a 130 crianças, de 4 a 14 anos, em situação de vulnerabilidade social. Cerca de 1.200 refeições são servidas mensalmente. O que eles doaram é basicamente nosso consumo de um mês”, afirma o presidente.
Por meio do Projeto Renovar, os estudantes têm acesso a diversas atividades no contraturno escolar, como reforços em disciplinas acadêmicas, aulas de capoeira e skate, além de atendimento psicológico. Uma iniciativa que contempla cultura, saúde mental e educação.
Para dar conta de todos os serviços, o Lar Escola Monteiro Lobato aluga o salão de festas da instituição para eventos, como casamentos, formaturas e palestras. O dinheiro arrecadado nas cerimônias é revertido para o projeto.
Além disso, o Renovar recebe verba dos poderes públicos municipal, estadual e federal, porém, os valores disponibilizados não são suficientes para suprir todas as necessidades. Um dos caminhos encontrados são as doações, como essa realizada pelo Politécnico.
O colégio tem parceria com o Lar Escola e já contribuiu em outras ocasiões. “O Politécnico tem feito ações junto conosco e sempre é um sucesso. Ajudaram na Páscoa, fizeram Festa Junina, então, eles têm colaborado muito. Gostaria de agradecer ao colégio, aos professores e coordenadores, pois são eles que movimentam tudo isso”, declara Luiz.
Integração
Cerca de 500 alunos, do 6º ao 9º anos do ensino fundamental, das duas unidades do Politécnico, participaram do torneio interclasses, no sábado (17). A competição é um projeto cultural e esportivo com o objetivo de promover a integração entre os estudantes e ainda estimular ações de solidariedade.
Além da arrecadação de alimentos, outras atividades foram realizadas: queimada, xadrez, corrida cooperativa, cubo mágico e desafio gênios, uma prova em que os estudantes responderam a perguntas de conhecimentos gerais.
Este ano, para a integração ficar ainda mais divertida, o tema dos jogos foi a Copa do Mundo. “Cada país fez sua bandeira com material reciclável. Também cuidaram de seu uniforme, inclusive, alguns customizaram e fizeram adesivos”, diz Arthur Augusto Paes de Moraes, professor de educação física e um dos organizadores do torneio, ao lado do professor Vinicius Rodrigues de Moraes. (Vanessa Ferranti)