Buscar no Cruzeiro

Buscar

Polícia

Romu de Salto de Pirapora continua com suas operações normalmente

Prefeitura diz que instituição passará, na verdade, por uma reorganização interna e não haverá paralisação

20 de Setembro de 2022 às 00:01
Vinicius Camargo [email protected]
(Crédito: Divulgação / Câmara de Salto de Pirapora)

As atividades da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) de Salto de Pirapora não serão suspensas. A afirmação é da Secretaria de Governo da cidade. Segundo a pasta, a informação de que o grupamento deixaria de operar foi divulgada de forma equivocada. A suposta paralisação foi noticiada pelo atual comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) do município, Jesse Mendes Ribeiro.

No último sábado (17), Mendes enviou à imprensa mensagens de WhatsApp divulgando uma coletiva de imprensa na qual seria anunciada a interrupção dos trabalhos da Romu. A entrevista coletiva estava agendada para as 18h desta segunda-feira (19). “Concederei entrevista coletiva na nossa base, na rua João Vieira da Rosa, 3, Jd. Maria José, ao qual explicarei os motivos muito sérios de eu estar suspendo os trabalhos da Romu [sic]”, dizia o texto.

O comunicado chamou a atenção. A Ronda Ostensiva da cidade foi instituída há pouco mais de um mês: 11 de agosto de 2022, por meio da lei 1871/2022. O jornal Cruzeiro do Sul solicitou esclarecimentos à Prefeitura de Salto de Pirapora.

A Secretaria de Governo afirmou, em nota, tratar-se de um engano. Conforme a pasta, Mendes se referia, na verdade, a uma reorganização interna de todo o corpo da GCM, e não à paralisação da Romu. “Esse equívoco já foi resolvido, e a Romu está sendo estruturada para, nos próximos dias, realizar um processo interno para os guardas que tenham interesse em integrar o grupo especial”, informou.

A secretaria ainda atribui a falha de Mendes ao fato de ele estar no cargo há pouco tempo. Segundo a pasta, o comandante foi indicado para substituir o anterior, Carlos Rodrigo Pereira, que precisou se afastar devido ao nascimento do primeiro filho. Apesar do equívoco, a Secretaria de Governo destaca acreditar na competência do agente. “O novo comandante vem executando um bom trabalho e tem a confiança da administração”, pontua.

Veja, na íntegra, a mensagem enviada por Jesse Mendes Ribeiro à imprensa:

“Bom dia.
Sou o cmte (comandante) Mendes, da guarda de Salto de Pirapora.
Informo a todos da imprensa que segunda-feira, dia 19, às 18hs, concederei uma entrevista coletiva na nossa base, na rua João Vieira da Rosa, 3, Jd. Maria José, ao qual explicarei os motivos muito sérios de eu estar suspendendo os trabalhos da Romu (Ronda Ostensiva Municipal).
Att. Cmte Mendes [sic].”

A Prefeitura de Salto de Pirapora não respondeu o motivo pelo qual levantou-se a possibilidade de suspensão do trabalho da Romu. Além disso, não respondeu às perguntas sobre qual é o efetivo atual do grupamento, se a ronda está efetivamente atuante, nem quais serviços realiza. Procurado pela reportagem, o comandante Mendes não quis se manifestar. (Vinicius Camargo)