Reencontro
Desaparecido de Boituva é encontrado em Votorantim
Homem de 41 anos, que sofre de esquizofrenia, saiu de casa em novembro de 2021. Trabalho da Secretaria de Cidadania ajudou o reencontro

Luiz Benedito Alexandre, de 41 anos, estava desaparecido desde novembro do ano passado. Ele é morador da cidade de Boituva e sofre de esquizofrenia. Tinha saído de casa para dar uma voltas, em novembro de 2021, e não mais voltado.
Em Votorantim, a primeira aparição foi no início do inverno, na Casa de Passagem, onde, por conta de uma embriaguez, não pôde permanecer no local. O contato seguinte foi com a equipe do programa Consultório na Rua, que logo percebeu que o Cadastro de Pessoa Física (CPF) estava inválido e acionou a equipe de abordagem da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda. Esta iniciou busca ativa, dentro do projeto Reviver Resgatando a Cidadania. Em cinco horas de trabalho, familiares de Luiz foram encontrados por meio de um post em uma rede social.
Emoção
A família foi encontrada e acionada na quinta-feira (15 de setembro), quando finalmente se reencontraram. A irmã de Luiz conta que ele saiu para dar uma volta e, desde então, não retornou para a casa. Luiz foi levado até a Casa de Passagem, onde permaneceu no aguardo da irmã. A orientadora social, Gabriella dos Santos, que acompanhou o caso e o reencontro ficou emocionada com o momento. “É inexplicável ver a família que já não tinha esperança dele estar vivo o encontrando. Presenciar esse momento foi muito emocionante.”
Consultório na Rua
O programa foi instituído pela Política Nacional de Atenção Básica e visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde. O objetivo é ofertar, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional, o qual se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.
(Da Redação)