Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Galeria tem queda de movimento após fechamento do Extra Santa Rosália

Lojistas aguardam abertura de novo empreendimento no local, o que deve acontecer até junho de 2023

18 de Setembro de 2022 às 00:01
Thaís Marcolino [email protected]
Estacionamento vazio denuncia ausência de consumidores no local
Estacionamento vazio denuncia ausência de consumidores no local (Crédito: THAÍS MARCOLINO (2/9/2022))

Com previsão de inauguração até o primeiro semestre de 2023, as duas novas unidades do Assaí Sorocaba, localizadas nos bairros Campolim e Santa Rosália, onde antes funcionavam lojas do supermercado Extra, seguem em obras. Na unidade da zona leste da cidade, fechada em janeiro deste ano, segue em funcionamento a galeria comercial, posto de combustível e praça de alimentação para os clientes.

Porém, o movimento não se compara com o que era quando o mercado funcionava no local. Um dos lojistas, que não quis se identificar, contou que apenas na hora do almoço há circulação considerável no imóvel e que com isso, as vendas diminuíram drasticamente. “Tivemos uma queda de 90% nas vendas e o que mantém a loja aberta são as nossas clientes fixas.”, explica a lojista. “Sobrevivemos à pandemia e quando achamos que as coisas iam melhorar, o mercado anuncia o fechamento. Tá bem difícil”, desabafa.

Atualmente, além da praça de alimentação -- composta por redes de fast-food e restaurantes -- no espaço também há uma academia, loja de roupas, acessórios, perfumaria e uma casa lotérica. A diretriz do Assaí disse que as galerias comerciais permanecerão após a conversão da unidade com o maior número possível de lojistas. A empresa afirma ainda acreditar ser este um serviço complementar que acaba oferecendo ainda mais opções durante a experiência de compras.

A praça de alimentação registra movimento no horário do almoço - THAÍS MARCOLINO (2/9/2022)
A praça de alimentação registra movimento no horário do almoço (crédito: THAÍS MARCOLINO (2/9/2022))

Se por um lado da construção o movimento é de clientes, do outro, funcionários não param de circular, e a nova cara do estabelecimento começa a aparecer. A cobertura no telhado ganha a cor azul e a bandeira do posto de combustível já está com o logotipo da marca. Na entrada principal para o mercado ainda é possível ver materiais para construção e faixas isolando a área.

Apesar da inauguração prevista ser até o fim do primeiro semestre do ano que vem, a equipe que atuará na unidade Santa Rosália já está em treinamento. Segundo a assessoria do Assaí, atualmente o time abrange diferentes áreas e níveis de experiência, com funções técnicas, operacionais e de lideranças, como prevenção de perdas, frente de caixa, manutenção, reposição e açougue.

Unidades em Sorocaba

Com a construção das unidades Campolim e Santa Rosália e com as já existentes no Shopping Panorâmico e avenida Itavuvu, Sorocaba passará a ter quatro unidades da rede atacadista Assaí. O espaço da unidade Panorâmico, que fica “unido” ao shopping de mesmo nome, é alugado, mas segundo a assessoria do empreendimento a loja continua em funcionamento e que qualquer nova definição sobre essa unidade, será comunicada assim que for definida.

Vagas abertas

Estão abertas 115 vagas de emprego para a unidade Campolim. De acordo com anúncio da empresa, feito no último dia 9, todas as posições de trabalho são efetivas, elegíveis a pessoas com deficiência e abrangem diferentes áreas e níveis de experiência, com funções técnicas, operacionais e de lideranças. Entre elas, açougueiro, auxiliar de açougue, chefe de seção, fiscal de prevenção de perdas, operador de caixa, operador de empilhadeira e repositor de mercadorias.

Os interessados devem se cadastrar exclusivamente no site https://expansaoassaicampolim.gupy.io/ até o dia 14 de outubro, quarta-feira. Para iniciar a participação no processo seletivo, é necessário ter em mãos RG, CPF, número de telefone e endereço de e-mail. O processo seletivo será realizado com etapas presenciais e on-line.

Para os colaboradores que fizeram parte da equipe do antigo hipermercado, há a possibilidade de sinalizar a experiência profissional no link de inscrição e terão prioridade no processo seletivo.

Comunicado

O hipermercado Extra anunciou em outubro de 2021 o fechamento das mais de 100 lojas da rede espalhadas pelo País. O comunicado foi um entendimento de negócios entre duas empresas: o GPA e o Assaí Atacadista. Dessa forma, conforme anunciado na época, 70 pontos comerciais do Extra foram vendidos para o Assaí e os outros 30 seriam fechados ou convertidos em outros formatos do grupo, como Mercado Extra e Pão de Açúcar.

Desde o anúncio, as unidades do Extra entraram em saldão. Em Sorocaba, a loja do Campolim fechou definitivamente em dezembro de 2021, enquanto a do Santa Rosália teve os produtos disponíveis nas prateleiras até 12 de janeiro de 2022. (Thaís Marcolino)

Galeria

Confira a galeria de fotos