Segurança
Secretário da Administração Penitenciária visita presídios da região
Coronel Nivaldo Restivo esteve nas cidades de Iperó, Capela do Alto e Sorocaba me entregou diplomas aos detentos que participaram de um curso de panificação

O Secretário da Administração Penitenciária, Coronel Nivaldo Restivo, visitou na quinta-feira (15) a Penitenciária de Iperó e os Centros de Detenção Provisória (CDPs) de Capela do Alto e Sorocaba. Na agenda de Capela do Alto, ele participou da entrega de diplomas aos reeducandos que participaram de um curso de panificação, resultado de uma parceria com a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) e a Associação Brasileira de Ação Social Cristã (ABASC).
Durante os ensinamentos, 13 alunos aprenderam a manusear maquinários, a história do pão, tipos de farinhas, procedimentos, boas práticas e aulas específicas para produção de pães, baguetes, salgados, pizzas, pães doces e panetones. Os formandos já produziam pães e derivados consumidos diariamente pela população privada de liberdade e estão fazendo uma nova capacitação. Outros dois alunos que receberiam diplomas estavam usufruindo da saída temporária concedida pela Justiça e serão agraciados no retorno para a unidade.
Na Penitenciária de Iperó, Nivaldo conferiu a reforma da cozinha da unidade, que teve início em março e terminou no último dia 10. As intervenções foram realizadas na área central do local, padaria, pátio da cozinha, câmara fria e corredor de acesso a cozinha, onde foram feita a remoção e substituição dos pisos e revestimentos, revitalização e pintura de todos os espaços, criação de espaços individuais para higienização e manipulação de hortaliças e legumes.
“Toda mão-de-obra utilizada foi dos próprios sentenciados, gerando economia de recursos financeiros para o Estado, além dos conhecimentos para os trabalhadores durante a execução da reforma”, comentou Nivaldo. "A qualidade no preparo da alimentação no sistema prisional de São Paulo é uma questão constantemente abordada pela Secretaria", completa. Todos os sentenciados que prestaram serviços receberam remição de pena e salário. O valor investimento foi de R$ 171.989,73.
No CDP de Sorocaba, foi feita uma vistoria em uma sala destinada ao Grupo de Intervenção Rápida, o GIR, e à Célula de Intervenção Rápida, o CIR. O novo ambiente comportará um espaço exclusivo para armazenamento de equipamentos. Terá, ainda, um local para guardar os itens pessoais, como vestuário de cada integrante. O valor total investido na construção da sala - R$ 2.318,78.
(Da Redação)