Buscar no Cruzeiro

Buscar

Meio Ambiente

Dia da Árvore terá plantio no sábado

Crianças do Clube Infantil de Observadores de Aves vão plantar 35 mudas frutíferas em área pública do bairro Nova Esperança para marcar data

15 de Setembro de 2022 às 16:42
Cruzeiro do Sul [email protected]
Árvore frutífera
Árvore frutífera (Crédito: ARQUIVO)

Encontro do Coaves Kids celebra o Dia da Árvore com plantio neste sábado (17)

Para celebrar o Dia da Árvore (21 de setembro), neste sábado (17), às 8h30, crianças de 6 a 12 anos podem participar do encontro mensal do Coaves Kids (Clube Infantil de Observadores de Aves), em uma área pública localizada na Rua Paula Mayer Cattini, 540, no Nova Esperança. A programação contará com uma passarinhada para conhecer as aves que habitam o local e um plantio de 35 árvores frutíferas.

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), e o Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves), o encontro integra a programação da Semana da Árvore, que ocorrerá de 17 a 24 de setembro na cidade.

A ação de Educação Ambiental tem como objetivo reunir as crianças que gostam de aves, têm interesse em procurá-las, observá-las, ouvi-las e conhecer mais sobre as características das espécies, suas curiosidades e papel ecológico.

Em seguida, às 10h20, elas participarão do plantio, com o intuito de ampliar cada vez mais a área verde no espaço urbano da cidade e, assim, aumentar também a oferta de alimento e de abrigo a essas aves. Serão plantadas mudas de diferentes espécies, como urucum, araticum, goiaba, jabuticaba, gabiroba, grumixama, pitanga, uvaia, entre outras.

Além da beleza, as árvores são responsáveis por regular a temperatura ambiente, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão provenientes de agentes poluidores.

Para a atividade, os profissionais da Sema providenciarão toda a estrutura necessária, como a preparação dos berços, transporte e seleção das mudas, que são produzidas no Viveiro Municipal, além dos insumos e de tutores (bambus para suporte das mudas).

Não é necessária inscrição prévia e o ideal é que as crianças usem roupas discretas (tons neutros, para não “espantar” as aves com as cores fortes) e confortáveis, além de usar sapato fechado ou tênis, boné e protetor solar. Os participantes também podem levar uma garrafinha de água e um lanche individual para o piquenique. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].

(Da Redação)