Previsão do tempo
Último final de semana do inverno será de frio em Sorocaba
Frente fria próxima à costa da região e a entrada de ventos úmidos mantém temperatura em queda até domingo (18)

A presença de uma frente fria próxima à costa da região e a entrada de ventos úmidos deve manter a temperatura em queda na cidade neste final de semana, o último do inverno. A partir de quinta-feira (22), a estação das flores está de volta. Segundo o Instituto de Meteorologia (Inmet), o tempo seguirá fechado em Sorocaba. Hoje (15), o dia amanheceu encoberto de nuvens e chuvoso. A temperatura deve ficar entre 14°C e 17°C.
Para amanhã (16), não há previsão de chuva. O dia, que pode registrar temperatura entre 11°C e 20°C, será de sol entre nuvens e umidade relativa em declínio. A chuva volta no decorrer de sábado (17), de forma isolada. Os termômetros registram mínima de 9°C e máxima de 21°C.
No domingo (18), mesmo com poucas nuvens e sem previsão chuva, o frio se mantém. A mínima deve ficar em 9°C e a máxima em 26°C. A previsão do Inmet é de que a próxima semana inicie com frio. A segunda-feira (19) será encoberta, com temperatura entre 11°C e 30°C.
La Niña seguirá na Primavera
O fenômeno conhecido como La Niña, caracterizado pelo resfriamento natural e cíclico das águas superficiais da faixa equatorial do Pacífico, que altera os padrões climáticos, já dura três anos e se mantém até o final de 2022. É o primeiro “triplo mergulho” do século, como é chamado os três anos seguidos de padrões climáticos como secas e inundações em diversos países. A Organização Meteorológica Mundial (OMM) prevê que o fenômeno conhecido como La Niña deve durar até o inicio do verão.
Segundo a OMM, é excepcional ter três anos consecutivos com um evento La Niña. A influência de resfriamento está desacelerando temporariamente o aumento das temperaturas globais, mas não interromperá ou reverterá a tendência de aquecimento de longo prazo.
Para o trimestre da primavera, de setembro a novembro, há projeção de 70% de La Niña e 29% de probabilidade de neutralidade, aponta a Universidade de Colúmbia. Entre outubro a dezembro, 69% de La Niña e 29% de neutro. E entre novembro e janeiro, 63% de La Niña e 33% de neutralidade.
O que esperar do clima na primavera?
A estação mais encantadora do ano, quando parte das plantas florescem e os animais polinizadores ficam mais ativos, traz também maior incidência de chuva, devido ao aumento gradativo do calor e consequentemente, da umidade.
Embora isso ocorra, a temperatura fica amena e agradável e conforme a proximidade do Verão, que inicia em dezembro, a temperatura tende a aumentar ainda mais. (Virgínia Kleinhappel Valio)