Monkeypox
Saúde confirma novo caso de varíola dos macacos em Votorantim
Na Região Metropolitana de Sorocaba, a doença somava o total de 39 confirmados

A Secretaria Estadual da Saúde confirmou nesta terça-feira (13) mais um caso de varíola dos macacos em Votorantim. As informações sobre o paciente não foram divulgadas. Com a atualização dos novos dados, a cidade acumula cinco positivações, sendo um dos infectados uma criança de 11 anos. Na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), a doença somava o total de 39 confirmados.
Os outros oito municípios, que foram notificados com casos da doença, permanecem com o mesmo índice: Sorocaba (23), São Roque (3), Itapetininga (2), Itu (2), Piedade (1), Cerquilho (1), Conchas (1) e Mairinque (1). Em Sorocaba, o quadro é formado por 19 homens e quatro mulheres. O balanço de recuperados e suspeitos ainda não foi divulgado pela Prefeitura de Sorocaba.
Até esta terça-feira (13), as cinco cidades paulistas que mais registraram índices de infecção pelo vírus monkeypox eram: São Paulo (2.416), Campinas (73), Santo André (63), Osasco (61) e Ribeirão Preto (53). O total de casos, em todo o Estado de São Paulo, era de 3.387. O vírus monkeypox, que faz parte da mesma família da varíola, é transmitido entre pessoas; e o atual surto tem prevalência de transmissão de contato íntimo e sexual. (Wilma Antunes)