Sorocaba
Prefeitura inaugura primeiro trecho da Marginal do córrego Itanguá
A via se torna uma nova opção para o deslocamento na região Oeste, em ligação direta com a Zona Norte e o Centro da cidade

O primeiro trecho das pistas marginais do córrego Itanguá, que interliga as avenidas Adão Pereira de Camargo e Américo Figueiredo, foi inaugurado pela Prefeitura de Sorocaba na tarde de sábado (10). A via se torna uma nova opção para o deslocamento na região Oeste, em ligação direta com a zona norte e o centro da cidade.
A obra contempla duas pistas amplas, com 1.400 metros de extensão e três faixas, cada, canteiro central, ciclovia e calçadas de três metros de largura. O valor do investimento foi de R$ 20 milhões somente neste trecho, custeados por meio de financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O aporte total será de R$ 37 milhões, abrangendo também a segunda fase da obra, além da construção de viaduto na Avenida Américo Figueiredo.
O descerramento da placa e o corte da fita inaugural foram feitos pelo prefeito Rodrigo Manga, acompanhado de autoridades e moradores. Ainda, marcaram presença amigos de João Frate Neto, homenageado que dá nome ao trecho da marginal do córrego Itanguá, e familiares, inclusive, a viúva, Dona Neusa Maria Rodrigues Frate e os filhos Simone Rodrigues Frate e João Rodrigues Frate.
"Essa obra é só o começo. Ela ainda terá um segundo trecho que vai interligar com a avenida Luís Mendes de Almeida. Fora isso, temos uma programação de uma série de obras previstas, na cidade toda, a partir do fim deste ano. Em 2023, Sorocaba vai se tornar um verdadeiro canteiro de obras e tudo da melhor qualidade, pois a população merece o que há de melhor", destacou o prefeito Rodrigo Manga, durante seu discurso.
"Toda a família está muito grata com essa homenagem ao meu marido, que foi uma pessoa muito querida e trabalhadora. Montou uma fábrica de carrinhos de madeira na garagem de casa e atuou, por anos, como mestre de obras. É uma lembrança inesquecível à sua memória, que morou por anos nessa região do Jardim Simus, aqui, nas proximidades", agradeceu Dona Neusa.
Nesta etapa da obra, são 2.800 quilômetros de vias construídas e foram empregados 37 mil m² de asfalto,10,5 mil de calçada, 3,9 mil m² de ciclovias, 20 toneladas de aço, 300 metros de aduelas para travessia do córrego, dois mil metros de tubulações de drenagem e três mil m³ de proteções para margens.
A Unidade de Execução de Programa (UEP), que integra o Cadi, ligado à Secretaria de Administração (Sead) da Prefeitura de Sorocaba, foi responsável por todo o gerenciamento da construção desse trecho da marginal. O empreendimento faz parte do programa "Sorocaba tem Pressa", promovido pela atual Administração Municipal, para conferir agilidade às obras de mobilidade urbana em toda a cidade. "As obras começaram em 2020, mas tiveram um avanço mesmo a partir de 2021. Inclusive, adequações foram feitas no projeto original para otimizar o empreendimento, evitar novas desapropriações e minimizar os impactos para a população nos arredores”, explicou a responsável pelo Cadi.
Atenção ambiental
A obra das avenidas marginais do córrego Itanguá englobou a construção de duas passagens subterrâneas para a passagem de animais. Os acessos, um de 57 e outro de 63 metros de extensão, permitem o deslocamento de espécimes entre as duas áreas de matas remanescentes nos arredores, conectando o Parque "Ouro Fino” ao córrego do Itanguá.
A eficácia da travessia de fauna pode ser verificada, inclusive, por meio de vestígios de pegadas de animais no local. As travessias foram propostas como medida mitigadora, a partir do trabalho de monitoramento da fauna desses fragmentos de mata, em cumprimento ao Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental, firmado entre a Prefeitura de Sorocaba e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
A construção da marginal, ainda, contempla um novo viaduto sobrepondo o córrego Itanguá, na avenida Américo Figueiredo, cujas obras começam já nos próximos dias, além de outras travessias sobre afluentes desse manancial, melhorando a vazão e contribuindo para o combate a alagamentos em trechos nas proximidades. A ponte deve ser finalizada em até 12 meses. Com a inauguração da fase inicial da marginal do córrego Itanguá, a rua Cecília Meireles, entre a avenida Américo Figueiredo e a rua Benedito Ferreira Telles, terá mão de trânsito alterada, uma vez que, nesse trecho, a via passa a compreender um dos sentidos da nova marginal.
Segundo a Secretaria de Mobilidade (Semob), até que a obra do viaduto da avenida dr. Américo Figueiredo seja concluída, o deslocamento no sentido bairro, pelo trecho em obras, será desviado para a nova marginal, de forma a evitar o local da construção da ponte. “Sinalizações serão adequadamente ajustadas, de maneira a trazer clareza para o condutor que utilizará a via durante este momento de obras”, explica o secretário da Semob.
Durante a entrega da obra, também foram oferecidas atividades gratuitas à população: aferições de pressão arterial e glicemia, pela Secretaria da Saúde (SES); Gibiteca Itinerante, da Secretaria de Cultura (Secult); atendimentos do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), dicas sobre prevenção à dengue e outras doenças, pela Zoonoses/SES, entre outras.
(Com informações da Secom Sorocaba)