Tempo
Semana será de clima instável em Sorocaba
Embora a frente fria do último sábado (10) já esteja se afastando para o oceano, a circulação de ventos ainda mantém a temperatura instável

A segunda-feira (12) começou com friozinho em Sorocaba devido a chegada de uma frente fria no último sábado (10). Embora o sistema já esteja se afastando para o oceano, a circulação de ventos ainda mantém o tempo instável em parte do Estado. A previsão, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de dias de sol, intercalados com chuvas e baixas temperaturas até sábado (17).
Hoje (12), a os termômetros ficam entre 13°C e 27°C, com possibilidade de pancadas de chuva à tarde. Amanhã (13) a previsão é de sol, com aumento de nuvens no decorrer da manhã e 90% de chance de pancadas de chuva à tarde e à noite. A mínima fica em 15°C e a máxima em 30°C.
Uma mudança brusca no clima deve ocorrer na quarta-feira (14), quando uma nova frente fria avança na região e derruba a temperatura, que deve registrar mínima de 17°C e máxima de 23°C. A previsão para o dia é de sol com muitas nuvens e períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. O mesmo acontece na quinta-feira (15), quando os termômetros devem ficar entre 16°C e 22°C . A expectativa é que a semana termine com máximas em torno de 19°C e mínima de 13°C na sexta (16).
De acordo com a previsão, o final de semana será de frio, mas sem chuvas. No sábado (17), a mínima fica em 10°C e máxima em 22°C. Já no domingo (18), uma nova mudança ocorre e a temperatura se eleva. O dia será de sol com algumas nuvens, sem previsão de chuva, com mínima de 9°C e máxima de 27°C. Na próxima segunda (19), a máxima fica em 30°C e mínima de 11°C, com sol o dia todo e sem nuvens no céu.
Mas até quando deve ocorrer essa gangorra nas temperaturas? Segundo Vinícius Lucyrio, climatologista do Climatempo, não é tão simples assim bater o martelo de quando essa condição chega ao fim. “Por enquanto, os modelos de previsão climática não enxergam uma quebra nesse padrão, mas podemos contar com a sazonalidade, ou seja, com a chegada da primavera a água na costa do Brasil pode ‘aquecer‘ ou ficar ‘menos fria‘, o que deve atenuar este gradiente de temperatura, e só assim poderá diminuir a frequência de frentes frias”, explica.
Ainda conforme o climatologista, as frentes frias ainda estarão presentes na primavera (que inicia em 22 de setembro) e verão (21 de dezembro). “É um sistema meteorológico que passa o ano todo, no entanto, são menos frequentes e suas massas de ar polares associadas, menos frias”. (Virgínia Kleinhappel Valio)