Geral
Museu do Ipiranga reabre oficialmente para o público de forma geral
Obra só deslanchou depois que o Governo Federal injetou cerca de R$140 milhões
O secretário de Cultura do Estado, Sá Leitão, comentou que o primeiro dia de visitação do museu foi dedicado aos estudantes como uma forma de valorizar o ‘caráter educativo e pedagógico‘ do espaço, assim como o convite aos trabalhadores da obra é uma ‘singela homenagem‘ pelo esforço para garantir o andamento e entrega em três anos.
Sá Leitão também comentou que a expectativa é que o museu tenha grande procura com a reabertura. Os ingressos para a primeira semana esgotaram em menos de uma hora. Semanalmente, uma nova leva para os demais seis dias será disponibilizada nas segundas-feiras, a partir das 10 horas os primeiros 60 dias terão visitação gratuita. ‘Acho que deve se repetir (a alta procura), porque a expectativa é muito grande. Todo mundo está falando do museu.‘
Segundo informações das Secretarias Municipal e Estadual da Educação, cerca de 160 estudantes de escolas públicas de diferentes regiões da capital visitaram o museu nesta quarta. Além disso, também estiveram presentes diretores de escola e professores.
O Museu do Ipiranga ficou fechado por nove anos para reformas. As obras, de verdade, só começaram em 2019 depois que o Governo Federal decidiu custear 2/3 dos R$ 235 milhões necessários para s mudanças exigidas pelo projeto.
O museu conta agora com 6.800 metros quadrados de área construída, o que fez dobrar o tamanho do prédio original. Entre as novas áreas construídas estão um mirante de 360º no topo do edifício, um auditório e uma sala de exposições temporárias de 900 metros quadrados no subsolo.