Buscar no Cruzeiro

Buscar

Comemorações

Feriado em Sorocaba terá evento cívico e Marcha para Jesus

Bicentenário da Independência será marcado por patriotismo em Sorocaba

07 de Setembro de 2022 às 00:01
Virginia Kleinhappel Valio [email protected]
Início das atividades será com o hasteamento das bandeiras do Brasil, São Paulo e Sorocaba
Início das atividades será com o hasteamento das bandeiras do Brasil, São Paulo e Sorocaba (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO JCS (5/9/2022))

Os 200 anos da Independência do Brasil será comemorado em grande estilo hoje (7) em Sorocaba. Além do tradicional Ato Cívico e do desfile comemorativo, a cidade recebe, após 10 anos, a Marcha para Jesus. A organização do evento estima que 100 mil pessoas percorram o trajeto de cerca de três quilômetros.

O Ato Cívico está marcado para as 8h de hoje, no Paço Municipal de Sorocaba, no Alto da Boa Vista. A solenidade contará com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de São Paulo e de Sorocaba e terá a presença de autoridades civis e militares, participação da Banda Regimental de Música do CPI-7 (Comando de Policiamento do Interior) e da cantora e servidora pública Alyne Moura.

Em seguida, a comemoração continua com o tradicional desfile comemorativo, marcado para às 9h, na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, também no Alto da Boa Vista. Segundo a Secretaria de Cultura, o evento deve contar com a participação de quase três mil pessoas, entre crianças e adultos, de 31 instituições civis e militares, entre clubes de escoteiros, entidades e órgãos de segurança pública da cidade.

As organizações motorizadas que participarão da solenidade são: Polícia Civil, 7° BPMI (Batalhão de Polícia Militar do Interior), 14° BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), 5° BPRV (Batalhão de Polícia Rodoviária), Corpo de Bombeiro, Polícia Ambiental, Guarda Civil Municipal (GCM), Auto Escola Universo SC, Parque Tecnológico de Sorocaba, Moto Clube Adventista e Jeep Clube.

Também participarão do desfile a pé as seguintes instituições: Banda Regimental de Música do CPI-7, Marinha, Base de Apoio Regional do Exército em Sorocaba, Tiro de Guerra, Grupo de Escoteiro Baltazar Fernandes, Grupo de Escoteiro Tropeiros, Grupo Escoteiro do Ar Albino Bueno de Camargo, Grupo de Escoteiro 211 Sorocaba Oeste, Grupo de Escoteiro Tobias de Aguiar, Grupo de Escoteiro Terra Rasgada, Grupo de Escoteiro Monte Serrat, 40° Distrito Escoteiro Lis do Interior, Clube de Desbravadores, Guarda Mirim de Sorocaba, ACB (Associação Crianças de Belém), Oficina de Integração Céu Azul, Centro de Educação Pré-Militar (CEPM), Colégio Dom Bosco, Ordem DeMolay, Ordem Internacional do Arco-Íris, Centro de Convivência Indígena, Coopereso (Cooperativa de Trabalho Social de Egressos e Familiares de Egressos de Sorocaba e Região) e Narcóticos Anônimos.

Marcha para Jesus volta após uma década

O megaevento organizado por igrejas evangélicas de todo o Brasil está de volta à cidade após 10 anos. A última edição foi realizada na cidade em 2012. O objetivo da celebração é unir cristãos de todas as denominações em uma caminhada para adoração a Jesus Cristo. O início da marcha será às 13h, com saída da avenida Dom Aguirre, em frente ao posto Leisa (número 3.465). Serão quase três quilômetros de louvor até o ponto de concentração, no Parque das Águas.

No final do percurso ocorrem os shows musicais das bandas Renascer Praise, Lukas Agostinho, Rebeca Carvalho, Ton Carfi, Daniel Berg, Gabriel Guedes e dos grupos musicais das igrejas locais. A previsão é de que o evento termine às 21h. No local o público encontrará uma estrutura completa para receber a população, com praça de alimentação, médicos, ambulâncias e seguranças.

A organização da Marcha para Jesus recomenda que a população evite levar objetos cortantes e opte por roupas leves . Para os que levarão crianças, a recomendação é que elas sejam identificadas com crachás.

Avenidas serão interditadas temporariamente

Os motoristas que costumam transitar pela avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes devem redobrar a atenção e optar por um desvio, pois a via estará interditada no sentido Bairro/Centro, a partir das 8h. Agentes de trânsito estarão no local orientando e monitorando o fluxo e, se necessário, farão novos ajustes.

As pessoas que utilizam o transporte coletivo podem chegar até o Alto da Boa Vista com as linhas: 31 Cajuru e 29 Hollingsworth (embarque inicial no Terminal São Paulo), 23 Industrial/Jd. Dois Corações, 14 Santa Rosália e 61 Iporanga (Terminal Santo Antônio) e 307 Interbairros VII (Terminal São Bento). O padrão adotado será o mesmo da Festa Julina 2022, com parada de embarque e desembarque em frente ao cruzamento com a Avenida Três de Março.

Segundo diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto, os veículos ficarão de prontidão e serão acionados para atender ao deslocamento dos usuários na ida e na volta do evento. Se houver necessidade, serão disponibilizados ônibus extras.

A pista sentido Centro/Bairro da avenida Dom Aguirre também será fechada momentaneamente, a partir das 11h, no trecho desde a ponte Padre Madureira até as proximidades da Casa do Turista, para a concentração da “Marcha para Jesus”. Depois, da altura da avenida Pereira da Silva até o Parque das Águas, para o trajeto da marcha. A liberação da via ocorrerá gradativamente, conforme a passagem dos participantes.

Devido à marcha, a linha de ônibus T48 Expresso Aparecidinha (Ida e volta) vai operar com desvio. Se necessário, após o término da “Marcha para Jesus”, previsto para às 21h, serão disponibilizados ônibus extras, partindo da praça Olinda Mendes e seguindo direto pela Av. Dom Aguirre, com destino ao Terminal Santo Antônio. (Virginia Kleinhappel Valio)