Buscar no Cruzeiro

Buscar

No Estado

Sorocaba é a 4ª em ranking de furtos e roubos a residências

04 de Setembro de 2022 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Moradores instalam cercas e outros dispositivos de segurança
Moradores instalam cercas e outros dispositivos de segurança (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (18/8/2022))

Sorocaba ocupa a 4ª posição no ranking das 10 cidades com mais registros de roubos e furtos a residências no Estado de São Paulo, no período de 1 de janeiro de 2019 a 30 de abril de 2022. No período analisado, a cidade registrou, no total, 4.621 ocorrências. O dia 1º de janeiro é apontado também como o dia com maior número de ocorrências.

Os dados foram divulgados pela plataforma HelloSafe Brasil, que fez um levantamento por meio da Lei de Acesso à Informação e analisou os mais de 220 mil registros de roubos e furtos a residências ocorridos no período comparado em todo o Estado. Para evitar novos casos, moradores do bairro Trujillo, em Sorocaba, investem em equipamentos de segurança nas residências, como cercas elétricas, câmeras e a instalação de concertina.

De acordo com os dados divulgados pela plataforma, em Sorocaba, no total, foram registrados 4.621 roubos e furtos a residências no período analisado. O número coloca a cidade na quarta posição no Estado. As três primeiras cidades paulistas no ranking são: São Paulo (capital) com 36.203 casos, Campinas (4.995) e Ribeirão Preto (4.673).

Depois de Sorocaba, as demais cidades no ranking são: São José do Rio Preto (4.568), Franca (3.800), São José dos Campos (3.748), Itanhaém (3.720), Praia Grande (3.341) e Santo André na 10ª posição com 2.985 ocorrências de roubos e furtos a residências.

A plataforma informa que o ranking das 10 cidades com mais registros de roubos e furtos a residências no Estado não segue exatamente a regra dos maiores municípios. “Guarulhos, a segunda maior cidade paulista, por exemplo, não aparece entre as 10 mais violentas neste quesito. Enquanto isso, Itanhaém, que tem pouco mais de 100 mil habitantes, ocupa a 8ª colocação do ranking”, ressalta.

Para tentar evitar novos casos, moradores do bairro Trujillo, em Sorocaba, investem em equipamentos de segurança e também no projeto chamado “Vizinhança Solidária”. Por meio de aplicativo de mensagens, os moradores avisam uns aos outros no caso de atitudes suspeitas de desconhecidos, e em último caso acionam a Polícia Militar pelo 190.

Com medo de represálias, os moradores preferiram não informar seus nomes e contam que os casos de furtos e roubos em residências no bairro são frequentes. “Teve casa que já foi assaltada pelo menos três vezes. Um morador gastou cerca de R$ 13 mil com câmeras, cerca elétrica e outros equipamentos para reforçar a segurança”, conta um morador da rua Dr. Virgilio de Mello Franco.

Questionada a respeito, a Polícia Militar de Sorocaba informa que os “casos de roubos e furtos em Sorocaba - excetuando-se de veículos reduziram ano a ano entre 2019 e 2021, abrangendo-se entre os registros oficiais as ocorrências em residências, sendo os recursos policiais empregados conforme planejamento que viabilize o policiamento orientado à prevenção de delitos e pronta resposta a ações de infratores da lei, por meio de Programas de Policiamento consolidados na Polícia Militar, incluindo ainda efetivos da Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar e Atividade Delegada. (Ana Claudia Martins)