Vírus monkeypox
Cidade registra mais um caso de varíola dos macacos
Dos 17 municípios que compõem a região administrativa de Sorocaba, outros oito foram notificados
A Secretaria de Saúde do Estado notificou ontem (1º) mais um caso de varíola dos macacos em Sorocaba. De acordo com informações da Prefeitura, uma mulher foi infectada. Agora, a cidade contabiliza 20 confirmados, sendo 17 pacientes do sexo masculino e três do sexo feminino.
Do total, oito já se recuperaram e 12 cumprem isolamento domiciliar. Além disso, havia 21 pessoas com suspeita da doença. Até o fechamento desta edição, ninguém precisou ser internado.
Dos 17 municípios que compõem a região administrativa de Sorocaba, outros oito foram notificados: Votorantim (3), São Roque (2), Itapetininga (2), Itu (2), Piedade (1), Cerquilho (1), Conchas (1) e Mairinque (1).
Conforme o último levantamento da secretaria, 3.051 pessoas no Estado foram infectadas pelo vírus Monkeypox. Os maiores índices da doença concentram-se na Capital, com 2.228 casos; seguido de Campinas (59), Osasco (54), Santo André (53) e Guarulhos (50).
O governo paulista ainda destacou que o atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos. “O vírus da Monkeypox, que faz parte da mesma família da varíola, é transmitido entre pessoas e o atual surto tem prevalência de transmissão de contato íntimo e sexual”, salientou. (Wilma Antunes)