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Mobilidade urbana

Motoristas reclamam da lentidão do trânsito de Sorocaba

Problema é maior em horários de picos. Em várias regiões de Sorocaba, congestionamentos travam o fluxo

01 de Setembro de 2022 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Avenida Ulysses Guimarães, na zona norte, recebe trânsito
Avenida Ulysses Guimarães, na zona norte, recebe trânsito "pesado" praticamente durante o dia todo (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (29/8/2022))

Motoristas reclamam de congestionamentos em horários de pico em várias regiões de Sorocaba, como nas zonas leste e sul. Excesso de veículos, falta de agentes de trânsito para melhorar a fluidez, semáforos com problemas de funcionamento, e motoristas que andam abaixo da velocidade permitida nas faixas da esquerda. Entre as avenidas citadas pelos motoristas, na zona leste os problemas ocorrem na confluência da avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes com a Sadrac Arruda, e na via de acesso para a avenida General Motors, principalmente no início da manhã e final da tarde. Já na zona sul, uma das principais reclamações é o trânsito carregado nos horários de pico na avenida Antonio Carlos Comitre, no bairro Campolim.

Dados da própria Prefeitura de Sorocaba informam que as avenidas Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes possui fluxo diário de 64 mil veículos por dia, e a Antônio Carlos Comitre de 60 mil.

Questionada a respeito, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informou que realiza o monitoramento permanente do sistema viário de toda a cidade, seja por meio da rede de videomonitoramento ou ação direta de agentes de trânsito nos locais, como forma de adotar medidas imediatas para melhorar a fluidez do trânsito, sobretudo nos horários de pico.

Conforme noticiou o Cruzeiro do Sul, em sua edição de ontem (31), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou na última terça-feira (30), a contratação de operação de crédito, entre o município e o New Development Bank (NDB) -- conhecido como Banco dos Brics -- no valor de US$ 40 milhões, para financiamento de mais uma parte do Programa de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano de Sorocaba -- Desenvolve Sorocaba/Sorocaba Tem Pressa.

“A fase seguinte será submeter o pedido de contratação de financiamento à apreciação do plenário do Senado, o que deve ocorrer já nos próximos dias. O passo final é marcar a data de assinatura do contrato de empréstimo, entre o município e o banco, o que deve ocorrer já em outubro”, ressalta a atual gestão municipal.

A administração municipal informa ainda que o contrato com o NDB prevê o financiamento para a realização de um minitúnel na intersecção das avenidas Antonio Carlos Comitre, Washington Luiz e Barão de Tatuí, por exemplo, o que irá contribuir para a melhor fluidez do trânsito na região, dentre outras obras em outras regiões da cidade.

Motoristas reclamam

Avenida Antonio Carlos Comitre é acesso para Votorantim e à Raposo Tavares - FÁBIO ROGÉRIO (29/8/2022)
Avenida Antonio Carlos Comitre é acesso para Votorantim e à Raposo Tavares (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (29/8/2022))

Para a motorista Andressa Vergílio, o trajeto de Araçoiaba da Serra até o Alto da Boa Vista, em Sorocaba, por exemplo, é feito de forma mais rápida pela rodovia Raposo Tavares. “Gasto cerca de 20 minutos nesse trajeto pela rodovia. Caso eu venha por dentro, passando dentro de Sorocaba, chego a levar quase 40 minutos, porque o trânsito é mais carregado”, disse.

A situação fica ainda mais evidente, no Alto da Boa Vista, quando ocorre algum acidente na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes e proximidades, ou algum veículo quebra na via, o trânsito acaba ficando ainda mais carregado.

Para o motorista Vitor Hugo faltam mais agentes de trânsito nas principais avenidas da cidade, principalmente nos horários de pico, para ajudar na maior fluidez do trânsito. “Raramente há algum agente de trânsito nas vias quando está congestionada, algum carro quebra ou até mesmo em casos de acidentes mais leves. Somente quando é algo mais grave ou em casos de fiscalizações os agentes estão mais presentes”, disse. As reclamações dos motoristas foram feitas ao Jornal da Cruzeiro, na rádio Cruzeiro FM 92,3.

O motorista de aplicativo Thiago Barbosa Magioni reclamou que acabou sendo multado no Campolim por um agente de trânsito quando parou em cima de uma faixa zebrada para pegar uma passageira

idosa, pois não encontrou vaga para estacionar. “Mesmo com o pisca alerta ligado e os poucos segundos que parei para pegar a passageira idosa, um agente de trânsito passou e fui multado”, reclamou. Ele alega ainda que costuma ver semáforos piscando em algumas vias, durante o dia ou à noite, e quase nunca há agentes de trânsito nos locais para organizar o fluxo de veículos.

Também no Campolim, os motoristas reclamam do excesso de veículos na avenida Antônio Carlos Comitre nos horários de pico, restando a Raposo Tavares como alternativa para fugir da lentidão da via. Mas, até a Raposo Tavares possui trânsito carregado no trecho urbano de Sorocaba, sobretudo, nos horários de pico.

Prefeitura afirma que tem ações para fluidez

Projeto executivo prevê a construção de uma interseção entre as avenidas Itavuvu e a Ulysses Guimarães, em uma das regiões mais críticas do trânsito sorocabano - REPRODUÇÃO
Projeto executivo prevê a construção de uma interseção entre as avenidas Itavuvu e a Ulysses Guimarães, em uma das regiões mais críticas do trânsito sorocabano (crédito: REPRODUÇÃO)

A a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informou que uma das ações para melhorar a fluidez do trânsito em Sorocaba é a alteração do tempo de abertura dos semáforos, o que é possível fazer mesmo remotamente, conforme a demanda de usuários, uma vez que o sistema é integrado, formado por dispositivos em aproximadamente 400 cruzamentos da cidade. “Outra é a mudança de sentido de tráfego em determinadas vias e, ainda, a abertura de passagem livre à direita, entre outras intervenções rápidas. As medidas contemplam, inclusive, as avenidas Antônio Carlos Comitre e a Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes e ainda a Itavuvu, que estão entre as principais da cidade”, garantiu a Prefeitura.

Quanto ao cruzamento entre as avenidas Sandrac de Arruda e Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, a Semob informou que realiza o monitoramento diário do trânsito. “Agentes atuam no local, dia a dia, sobretudo em horários de pico, com a liberação de acesso de “direita livre”, sem parada de semáforo, para garantir a melhor fluidez do tráfego. Já há estudos técnicos para elaboração de projeto que consiste em tornar permanente esse acesso preferencial”, explicou.

No Alto da Boa Vista está em construção uma via que interligará as avenidas Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes e a Três de Março, passando por trás do jornal Cruzeiro do Sul e do Ciesp, por meio de medida mitigadora, em parceria com a iniciativa privada. “Até 2023, está prevista a implantação da pista “direita livre” na rua 28 de Outubro, para acessar a Carlos Reinaldo Mendes, em sentido à zona industrial, assim como a revitalização e pavimentação da estrada Prof.ª Célia C. Marques Mendes, que liga as avenidas Três de Março e Bardella. Ainda está prevista uma nova conexão entre as ruas 28 de Outubro e Frei Wilson Zanetti e outra, entre a rua Otilia Wey Pereira com a avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes”, aponta.

Minitúnel promete solucionar o problema na intersecção das avenidas Antonio Carlos Comitre, Washington Luiz e Barão de Tatuí - REPRODUÇÃO
Minitúnel promete solucionar o problema na intersecção das avenidas Antonio Carlos Comitre, Washington Luiz e Barão de Tatuí (crédito: REPRODUÇÃO)

Sobre a avenida General Motors, a Semob informou que já está em andamento uma licitação para requalificar o trecho completo da via, incluindo recapeamento, construção de nova ciclovia e implantação de iluminação em LED. A obra será executada mediante emenda parlamentar.

“A Prefeitura de Sorocaba, desde 2021, dá andamento ao programa Sorocaba Tem Pressa, com o objetivo de conferir agilidade às obras de mobilidade urbana já em andamento e iniciar novos projetos, a conferir sempre mais fluidez ao trânsito em Sorocaba. Nesse pacote, estão previstas outras obras, dentre elas: a pavimentação e duplicação de trecho da Três de Março até a estrada da Serrinha; a duplicação da avenida Pereira do Fonseca; a interligação da avenida Mário Campolim com a rua Romeu do Nascimento; o prolongamento da avenida Fernando Stecca, com a construção de um viaduto que a interliga à avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes; a requalificação das vias por onde circulam os ônibus que alimentam o BRT, no Parque São Bento; e a segunda fase da obra da marginal Itanguá, chegando até a avenida Luiz Mendes de Almeida. (Ana Cláudia Martins)

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