Buscar no Cruzeiro

Buscar

Estiagem

Salto retoma rodízio de água em todas as regiões nesta terça-feira

De acordo com o Saae, medida foi necessária após queda da vazão do Ribeirão Piraí

30 de Agosto de 2022 às 08:17
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ao todo, 85 bairros estão sem água em Itu, nesta quarta-feira (18)
Saae decidiu implantar o abastecimento por turnos na cidade (Crédito: Luiz Setti )

Salto retomou o rodízio de água em toda a cidade nesta terça-feira (30). O Plano de Racionamento deve continuar até 31 de outubro. A decisão foi tomada na tarde de ontem (29) devido a baixa vazão do Ribeirão Piraí, manancial que abastece cerca de 85% da cidade. Um monitoramento feito pelo Saae mostrou uma queda gradativa dos seus níveis.

Nesta segunda-feira, a régua presente na barragem de captação do Piraí apontava 40 centímetros abaixo do que seria o volume normal. De acordo com a autarquia, essa baixa vazão tem causado prejuízos à captação e torna, neste momento, insustentável o abastecimento pleno de todos os bairros e em tempo integral.

Dessa forma, para que haja previsibilidade na distribuição e para que uma região não sofra mais que outra com faltas de água, o Saae decidiu implantar o abastecimento por turnos, em esquema de rodízio, também às manchas atendidas pela ETA Bela Vista, e estender assim o racionamento de água a toda a cidade de Salto.

A autarquia informa que tem bombeado água de cavas que ficam ao lado do manancial e tem recebido reforço de Indaiatuba desde julho, com a abertura das comportas de um lago na Fazenda Vassoural, naquele município, para que chegue a montante até o Piraí. Essas medidas permitiram adiar o início do rodízio por algumas semanas, mas a estiagem, somada ao alto consumo, fez com que a demanda geral se tornasse maior que a capacidade de oferta de água. 

CRONOGRAMA DE ABASTECIMENTO

O esquema de rodízio vai funcionar da seguinte forma: a região atendida pela ETA Bela Vista foi dividida em dois grupos, D e E, que serão abastecidos alternadamente a partir desta terça-feira – 24 horas com água, 24 horas sem. Hoje o abastecimento do grupo D será fechado a partir das 20h e retomado amanhã no mesmo horário. Já o grupo E terá o abastecimento interrompido às 20h desta quarta-feira (31) e volta a receber água às 20h da próxima quinta-feira (01). 

Grupos A, B e C

Já na região noroeste o racionamento havia sido retomado na última sexta-feira (26). De acordo com o Saae, o rodízio também continua nesta parte da cidade, pois não houve chuvas no final de semana. Além disso, o órgão verificou um alto consumo de água, assim, a vazão do Ribeirão Buru continua baixa na barragem e a capacidade de captação da ETA João Jabour está abaixo do que seria a ideal. 

Dessa forma, o grupo B terá o abastecimento interrompido nesta terça-feira a partir das 20h, e o grupo A passa a receber água hoje a partir do mesmo horário. Já o grupo C tem um esquema diferente. Os bairros Buru, Portal dos Bandeirantes e Santa Izabel, que pertencem a esse grupo, tem o abastecimento interrompido todos os dias às 08h com retorno às 20h do mesmo dia. 

Os horários de abastecimento de cada bairro e o grupo a qual pertencem podem ser conferidos nos boletins, que serão divulgados periodicamente nas redes sociais do Saae e no site saaesalto.sp.gov.br/. O Plano de Rodízio, Contingência e Racionamento está disponível no site www.saaesalto.org.

Emergências e casos excepcionais devem ser informados à autarquia pelo telefone 0800 7796 300.

O SAAE reforça à população a necessidade de economia e do uso consciente da água, utilizando-a apenas nas atividades realmente essenciais. Outra recomendação da autarquia é a instalação de caixas d´água nas residências que ainda não a possuem. (Da Redação com informações Saae Salto)