Eleições 2022
Pessoas com deficiências visuais testam urna eletrônica
Os dispositivos, com a atualização, contam com recursos mais inclusivos, como a sintetização de voz
Pessoas com deficiência visual de Sorocaba puderam testar ontem (19), pela primeira vez, o software que será utilizado nas urnas eletrônicas das eleições de outubro. Dois aparelhos foram levados para a Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais (Asac). O objetivo foi realizar uma demonstração para o público que frequenta a entidade.
Os dispositivos, com a atualização, contam com recursos mais inclusivos, como o aprimoramento da sintetização de voz e a inclusão de um intérprete de libras na tela do dispositivo. O eleitor que necessita desse tipo de suporte poderá ouvir os nomes de suplentes e vices, além do nome da candidata ou candidato titular.
Também será possível cadastrar um nome fonético. Assim, o software não erra e fala o nome de candidatos e candidatas corretamente. Para o Milton Cruz Júnior, 69 anos, presidente da Asac, a iniciativa da Justiça Eleitoral é de extrema importância.
“Todos nós temos direito de exercer o sufrágio universal [direito ao voto]. Precisamos da inclusão total dessas pessoas nas eleições. Estamos felizes com a iniciativa porque eles estão, de fato, conhecendo o aparelho e empolgados com a ideia de pode escolher um candidato”, destacou. (Wilma Antunes)