Buscar no Cruzeiro

Buscar

Imunização

Campanha de multivacinação promove o Dia D neste sábado (20)

Campanha acende alerta sobre a baixa adesão à vacinação

19 de Agosto de 2022 às 23:45
Thaís Marcolino [email protected]
De acordo com o Ministério da Saúde, a cobertura vacinal caiu de 97%, em 2015, para 75% em 2020
De acordo com o Ministério da Saúde, a cobertura vacinal caiu de 97%, em 2015, para 75% em 2020 (Crédito: MARCELO CAMARGO / AGÊNCIA BRASIL)

 

Os postos de saúde de várias cidades do Estado de São Paulo estão abertas neste sábado (20) para a campanha de multivacinação e atualização da carteirinha de vacinação, o chamado Dia D. O foco são as crianças e adolescentes.

A campanha acende um alerta para a baixa adesão nos últimos anos. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a cobertura vacinal no Brasil caiu de 97%, em 2015, para 75%, em 2020, em média. Das nove vacinas analisadas pelo sistema DataSUS, a BCG foi a que sofreu maior queda, de 38,8% entre 2015 e 2021. Em segundo lugar fica o imunizante contra a Hepatite A, com queda de 32,1%, e Poliomielite em terceiro, com queda de 30,7%.

“A queda drástica na cobertura vacinal é de extrema preocupação para a população brasileira. Nos últimos anos tivemos casos relatados de sarampo dentro do território nacional. As vacinas são efetivas, seguras e um método comprovadamente eficaz de proteção para estas doenças”, disse o pediatra André Aleixo. O especialista ainda cita que as campanhas também são importantes para combater a desinformação e as fake news a respeito das imunizações existentes do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Embora as campanhas de vacinação coincidam com as aplicações contra a Covid-19, as vacinas aplicadas hoje podem ser administradas de maneira simultânea, sem necessidade de intervalo.

Sorocaba também aproveita o Dia D para aplicar a vacina contra a gripe. Para Aleixo, sem a cobertura vacinal, principalmente entre o grupo de risco, pode haver casos graves da síndrome gripal. “A vacina contra o Influenza é atualizada anualmente com as principais cepas em circulação. É considerada uma vacina inativada e não tem como causar a doença. Recomendamos a todos que realizem a vacinação anual”, explicou o pediatra.

Sorocaba

Das 8h às 16h, serão aplicadas as doses contra Influenza, Poliomielite e Multivacinação. Diferente das ações de vacinação contra a Covid, hoje fazem parte da campanha os postos de saúde dos bairros Aparecidinha, Vila Barão, Brigadeiro Tobias, Cerrado, Éden, Escola, Vila Fiori, Habiteto, Vila Haro, Vila Hortência, Parque das Laranjeiras, Lopes de Oliveira, Maria Eugênia, Parque Paineiras, Vila Sabiá, Vila Santana, Jardim Simus, Parque São Bento, Jardim São Guilherme, Ulisses Guimarães e Vitória Régia. Independente do tipo de vacina, é necessário levar documento com foto.

A vacinação contra a Influenza está disponível para toda população a partir dos seis meses. Quem faz parte do grupo de risco também pode comparecer aos postos de saúde hoje.

Já as doses contra a Poliomielite são para as crianças menores de 5 anos de idade. As crianças com até 11 meses e 29 dias deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário.

Caso a pessoa de até 14 anos esteja com o esquema incompleto ou não iniciado para uma determinada vacina, a campanha de multivacinação atualiza a carteirinha.

O Dia D também contará com a parceria dos Rotary Clubs de Sorocaba, que realizarão diversas ações de conscientização do público. Haverá, também, atividades para as crianças, com uma tenda recreativa instalada em frente à Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger.

Araçoiaba da Serra

As Unidades de Saúde da Família Jundiaquara, Jundiacanga, Cercado, Bosque e Morro estarão abertas das 8h às 16h em Araçoiaba da Serra para aplicação das vacinas para crianças e adolescentes de até 15 anos. A ação inclui também a campanha de vacinação contra a Poliomielite, direcionada a criança. É obrigatório a apresentação da carteirinha de vacinação e o cartão SUS, além de um responsável com a criança.

Votorantim

Em Votorantim, a Campanha de Multivacinação será aplicada das 8h às 16h nas UBS’s Vila Nova, Vila Garcia, Serrano, Barra Funda, Bela Vista, Novo Mundo e Jardim Tatiana.

Além das vacinas contra a Poliomielite e a atualização da carteirinha com as vacinas, na cidade, hoje, as crianças e adolescentes de 5 a 14 anos poderão tomar a dose correspondente da Covid-19.

Independente do imunizante, é necessário apresentar RG, carteirinha de vacinação e o cartão SUS. Para a Covid, também é preciso apresentar os comprovantes das doses anteriores. (Thais Marcolino)