Inauguração
Estúdio da Prefeitura faz homenagem a Adalberto Vieira (Pardal)
A sala é um ambiente equipado para ser usado em produções e gravações de audiovisuais
Foi inaugurada ontem (18), à noite, na Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Sorocaba, o Estúdio Audiovisual Adalberto Vieira (Pardal). A sala é um ambiente equipado para ser usada em produções e gravações de audiovisuais e homenageia o jornalista Adalberto Vieira, conhecido por Pardal, que por décadas trabalhou no jornal Cruzeiro do Sul.
“Agradecemos a Prefeitura e a Secom pela homenagem, que muito toca toda a família”, disse a viúva de Pardal, Lauri Garcia Nunes Vieira. Ela estava acompanhada dos filhos Gabriel e Laura, as irmãs Isabel Cristina e Anduanette, o neto Davi, a nora Vanessa e o genro Renato.
“Podem ter certeza que foi um profissional e um ser humano que merece toda essa homenagem”, disse o membro do Conselho de Administração da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), Laelso Rodrigues. A FUA é mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul e do Colégio Politécnico.
O Estúdio Audiovisual Adalberto Vieira foi projetado por técnicos do Parque Tecnológico de Sorocaba e conta com equipamentos como câmeras digitais, microfones, equalizadores, refletores e está instalada numa sala com proteção acústica. No local podem ser gravados entrevistas para tv, rádio/podcast e outras plataformas da internet.
O homenageado
O jornalista Adalberto Vieira morreu na madrugada do dia 21 de maio do ano passado, aos 67 anos, vítima de um câncer na bexiga. Conhecido como Pardal, iniciou a carreira no jornal Cruzeiro do Sul, em 1977, antes mesmo de concluir a faculdade de jornalismo. Deixou a redação em duas ocasiões, para assumir a assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba. Por um breve período, também trabalhou em radiojornalismo e em produtora de vídeos. Retornou ao Cruzeiro em 1997, onde permaneceu até 2020, editando o caderno Motor, o suplemento de veículos do jornal, e chegando ao cargo de editor responsável.
Em 20 anos de jornalismo especializado, participou de dezenas de seminários, cursos de direção e de tecnologia ligados ao setor automotivo. Cobriu inúmeros salões do automóvel nacionais e internacionais e participou de incontável número de lançamentos da indústria automobilística no Brasil e no exterior. Sua experiência no setor e a paixão por automóveis o credenciaram a participar como membro do júri de diferentes certames que escolhem os melhores veículos do ano, promovidos por diferentes entidades.
Na cerimônia de inauguração, além de familiares, estavam presente o vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto, representando o prefeito Rodrigo Manga; os secretários municipais Luiz Antonio Zamuner (Secult) e Fernanda Burattini (Comunicação), os vereadores Cristiano Passos, João Donizeti Silvestre, Luís Santos e Fabio Simoa; e ex-colegas de trabalho do jornalista Adalberto Vieira. (Pedro Courbassier)
Galeria
Confira a galeria de fotos