Buscar no Cruzeiro

Buscar

Política

Mesmo na Câmara, vereador participa da sessão de forma remota

Segundo a assessoria do parlamentar Luís Santos (Republicanos), ele precisou sair do plenário para fazer um atendimento de urgência

18 de Agosto de 2022 às 12:03
Wilma Antunes [email protected]
Câmara dos Vereadores
Câmara dos Vereadores (Crédito: Wilma Antunes)

Embora o vereador Luís Santos (Republicanos) tenha comparecido pessoalmente ao primeiro expediente da Câmara de Sorocaba, ele acompanhou do restante da sessão ordinária desta quinta-feira (18) de forma remota.

Santos chegou no plenário, ocupou sua cadeira e depois cumprimentou os colegas. Entretanto, quando seu projeto de lei entrou em segunda discussão, o telão, que fica atrás da tribuna, mostrou o parlamentar em seu próprio gabinete, localizado no Prédio Legislativo.

O projeto de lei de Santos, que obriga a instalação de portas automáticas ou giratórias em todas as agências bancárias e casas de câmbio do município, foi retirado de pauta por três sessões, a pedido do autor, para adequações.

Quanto a participação on-line, assessoria do vereador informou que Santos teria se ausentado da sessão para realizar um atendimento de urgência e, por isso, acompanhou a votação da matéria legislativa de seu gabinete.

Poucos minutos após o questionamento do Cruzeiro do Sul, o parlamentar retornou ao plenário.

Sessões híbridas

As sessões híbridas foram possibilitadas por meio de um projeto de resolução, de autoria de Fernando Dini (MDB), aprovado pelo Legislativo Em 24 de março deste ano.

Com a aprovação da medida, os vereadores ficam obrigados a comparecer ao prédio apenas em suas respectivas posses. O projeto passou por 16 votos favoráveis, dos 20 com direito a voto.

Após pressão popular negativa, o autor voltou atrás e protocolou, no dia 28 do mesmo mês, um projeto de resolução para revogar as sessões híbridas com participações presenciais e on-line na Casa.

A criação da nova proposta, entretanto, se mostra apenas para “efeito de aparência”, uma vez que a matéria nunca foi incluída na pauta legislativa e Dini não responde a nenhum questionamento sobre o assunto.

Conforme informado pela Câmara, os vereadores não precisam se afastar de suas funções para concorrer aos cargos. Além disso, os membros que compõem a Casa podem participar remotamente das sessões enquanto fazem campanha em outras localidades.

Desta forma, os parlamentares não precisam comparecer ao prédio legislativo durante todo o período eleitoral, sem prejuízo no pagamento. Os dias serão descontados apenas em caso de faltas injustificadas. (Wilma Antunes)