Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Centro de excelência em energia solar é inaugurado

Iniciativa da empresa Nextracker e do FIT é a maior da América do Sul

17 de Agosto de 2022 às 00:01
Vanessa Ferranti [email protected]
O espaço inclui uma instalação solar, laboratórios, sala de eventos e auditórios
O espaço inclui uma instalação solar, laboratórios, sala de eventos e auditórios (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O maior centro de excelência em energia solar da América do Sul foi inaugurado ontem (16), na zona industrial de Sorocaba. A informação foi divulgada na manhã de ontem durante uma coletiva de imprensa e o local será apresentado oficialmente na segunda-feira (22). A iniciativa é uma uma parceria entre o Flex Instituto de Tecnologia (FIT) e a empresa do grupo Flex, Nextracker, líder global em rastreadores solares inteligentes. Trata-se de um projeto em Pesquisa, Desenvolvimento (P&D) e Treinamento de mão de obra que proporcionará cursos práticos e multifuncionais para trabalhadores do setor de energia limpa e de empresas de construção.

O espaço inclui uma instalação solar de 770 quilowatts (kW), de 30 mil metros quadrados, que servirá, entre outras coisas, como um laboratório ao ar livre. O local também conta com diversos laboratórios, espaço para eventos e auditórios. No projeto serão desenvolvidos estudos sobre o ciclo de vida completo dos sistemas de rastreadores solares - dispositivos que seguem o sol, alterando os painéis fotovoltaicos para o aumento da produção de energia solar - incluindo desde o desenvolvimento de projetos de estrutura, mecânica e elétrico, à sua construção, operação e manutenção. Além disso, também serão realizadas pesquisas relacionadas a dinâmica do vento, mecânica do solo e melhoria de performance do rastreador por meio de software e sistemas de backup de bateria.

O novo laboratório tem como modelo o Centro de Excelência Solar da empresa, localizado na sede em Fremont, na Califórnia (EUA), e a principio contará com 30 pesquisadores. Contudo, a expectativa da empresa é que até o fim do ano 50 profissionais estejam trabalhando no local. Nelson Falcão, diretor de vendas da Nextracker Brasil explica que Sorocaba foi escolhida para sediar o projeto, pois além da empresa fazer parte do grupo, o Flex Instituto de Tecnologia também está localizado na cidade.

Para Dan Shugar, CEO e fundador da Nextracker, a iniciativa é mais um passo para acelerar a indústria solar como a fonte de energia que mais cresce no mundo. “Temos fabricado nossos controles eletrônicos e componentes chave no Brasil nos últimos cinco anos e estamos investindo pesado em uma instalação para um centro de Pesquisa & Desenvolvimento e Testes de nível mundial. Já realizamos treinamento de instalação para centenas de profissionais da indústria solar por meio da nossa PowerworX Academy. E, em conjunto com o FIT, contratamos dezenas de pessoas altamente especializadas e talentosas para continuar a aprimorar a tecnologia do estado da arte que melhor poderá atender os nossos clientes. Este centro é um desdobramento deste esforço”, disse. (Vanessa Ferranti)