Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Startup leva 3º lugar em inovação

17 de Agosto de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
João Henrique Lopes, fundador da SensaIoTech
João Henrique Lopes, fundador da SensaIoTech (Crédito: PTS / Divulgação)

Uma empresa instalada no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) foi uma das finalistas do Prêmio Inovação Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS). A startup SensaIoTech apresentou a solução SmartFarm, que significa fazenda inteligente. A proposta levou o 3º lugar na premiação, realizada durante o 2º Encontro Nacional dos Produtores de Sementes de Soja, o ENSSOJA, em Mogi das Cruzes (SP).

O projeto, desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), é um sistema de monitoramento de pragas agrícolas, que atua na identificação, detecção e mapeamento das pragas em meio ao campo. A solução, que está na 3ª fase dos testes, opera em tempo real e utiliza técnicas de aprendizado constante e automático.

A empresa atua na área de agrotecnologia e agricultura de precisão. A startup participou do programa de aceleração do Parque Tecnológico de Sorocaba e integra esse ecossistema há dois anos. O PTS reúne diversas organizações que desenvolvem novos produtos e contribuem para o crescimento da cidade. “Nosso propósito é oferecer suporte e apoiar iniciativas, como esse importante projeto”, afirma Nelson Cancellara, presidente do PTS. Ele ressalta que o prêmio é muito importante para o Parque, e não apenas para a empresa, pois evidencia o trabalho que vem sendo realizado ali, no centro de tecnologia.

Sobre o prêmio

O Prêmio Inovação foi criado em 2020 pela ABRASS para incentivar a realização de pesquisas e projetos que auxiliam na produção da soja. Para participar, é necessário atender a alguns requisitos, como relevância, viabilidade e o uso de tecnologias. (Da Redação)