Buscar no Cruzeiro

Buscar

368 anos

Festa de aniversário de Sorocaba atraiu mais de 70 mil pessoas ao Paço

Famílias aproveitaram as atrações gratuitas durante três dias

16 de Agosto de 2022 às 00:53
Thaís Marcolino [email protected]
Estudantes desfilaram orgulhosos pelas ruas centrais da cidade
Estudantes desfilaram orgulhosos pelas ruas centrais da cidade (Crédito: Fábio Rogério (14/8/2022))

O 368º aniversário de Sorocaba foi nesta segunda-feira (15), mas as comemorações começaram na sexta-feira e prosseguiram durante todo o final de semana, com programação para toda família. Depois de dois anos de pandemia, que impediu que alguns eventos fossem realizados, este ano a festa retornou com o tradicional Baile da Cidade, ato e desfile cívico, além de uma programação no Paço Municipal com shows de música, festival de balonismo, apresentação da Esquadrilha da Fumaça, entre outros.

Em três dias de festa, a Prefeitura de Sorocaba estima que mais de 70 mil pessoas acompanharam a programação da festa.

Na sexta-feira (12), a abertura das comemorações foi às 19h, no Paço Municipal, com apresentação da Orquestra Filarmônica Jazz Sesi Senai Sorocaba em um repertório de trilha sonora de filmes e de rock’n roll.
Um pouco mais tarde, houve o Baile da Cidade, que depois de 20 anos, retornou à programação de aniversário de Sorocaba. A festa ocorreu no Ipanema Clube e contou com apresentação de banda, jantar e DJ embalando a noite com o melhor do flashback, homenagens e agradecimentos a personalidades, além do habitual Parabéns a Você.

Já no final de semana a programação foi recheada. No sábado (13), milhares de pessoas aproveitaram o dia no parque do Paço Municipal. O trânsito chegou a ficar carregado, principalmente, na hora da apresentação da Esquadrilha da Fumaça, que começou pontualmente às 15h30, e inevitavelmente na região da avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes.

Muitos motoristas pararam em calçadas e canteiros para olhar para o céu e acompanhar as acrobacias aéreas. Ainda teve comes, bebes e piquenique na tarde e na noite de sábado durante o Festival Gastronômico “Eu Amo Sorocaba”.

No fim da tarde, apareceram os balões, amarrados ao redor do lago do Paço. Eles subiam e desciam e mostravam as estampas para o público: um com o brasão de Sorocaba; outro, a bandeira do Brasil. “Está muito bonito. É uma ótima opção para a gente passar a tarde de sábado”, comentou a dona de casa Rose Ângela Cunha, de 45 anos. Ela estava com outros quatro familiares e três cachorros de estimação.

Domingo foi o dia para acompanhar o tradicional ato e desfile cívico no Centro de Sorocaba. Ao som do Hino Nacional Brasileiro e do Hino de Sorocaba, a Banda Regimental de Música do 7º Comando de Policiamento do Interior deu início ao ato cívico no Largo do São Bento. Também houve o tradicional hasteamento das bandeiras do Brasil, de São Paulo e de Sorocaba, com a presença de autoridades civis e militares.

Enquanto isso, o público aguardava o Desfile Cívico, que não acontecia há dois anos por conta da pandemia de Covid-19, e percorreu as ruas São Bento e XV de Novembro. Cerca de 1.500 participantes, entre alunos de escolas municipais, estaduais e particulares de Sorocaba, escoteiros, Guarda Mirim e entidades e órgãos de segurança pública desfilaram.

No encerramento, houve, ainda, a apresentação da Cavalaria da Polícia Militar, que teve a participação do prefeito Rodrigo Manga, da primeira-dama, Sirlange Frate Maganhato, e do secretário de Governo, João Alberto Corrêa Maia.

No final da tarde de domingo o encerramento ocorreu no Paço Municipal. Teve apresentação da Orquestra de Violas “Zé Franco” e da Orquestra Filarmônica Sesi/Senai, espetáculo da animação Frozen, show do cantor Hugo Rafael e da banda Fast Food Brasil, que se apresentou com um repertório de rock e MPB.

O evento também contou com demonstração de aeromodelismo e exposições de automodelismo e de carros antigos, contação de história na Bibilioteca Municipal, feira tecnológica. Quem foi à festa também pôde aproveitar para fazer um check-up com exames rápidos como aferição de pressão e glicemia. (Colaboraram Virgínia Kleinhappel Valio e Pedro Courbassier)

Galeria

Confira a galeria de fotos