Buscar no Cruzeiro

Buscar

Região de Sorocaba

Votorantim confirma mais um caso do vírus monkeypox

Este é o segundo caso em três dias

15 de Agosto de 2022 às 19:57
Thaís Marcolino [email protected]
Infeccção cutânea da varíola dos macacos
Infeccção cutânea da varíola dos macacos (Crédito: Divulgação)

Votorantim confirmou mais um caso do vírus monkeypox, responsável pela transmissão da varíola dos macacos nesta segunda-feira (15). Este é o segundo caso em três dias. A confirmação é da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que faz o balanço diário em relação aos casos positivos em todo Estado de São Paulo. O primeiro caso em Votorantim foi registrado neste sábado (12). O Jornal Cruzeiro do Sul entrou em contato com a Prefeitura para saber o estado de saúde dos pacientes e o perfil, porém não obteve retorno até o fechamento da matéria.

Outros municípios da Região Administrativa de Sorocaba, além de Votorantim e Sorocaba, também já registraram casos positivos para a varíola dos macacos: Conchas, São Roque e Piedade com um caso cada.

Sorocaba mantém 15 positivados

A Prefeitura de Sorocaba não confirmou nenhum novo caso nesta segunda-feira. Até o momento, o município possui 15 pessoas positivadas para o vírus. O perfil dos pacientes será divulgado para a imprensa no final da semana, segundo o Executivo.

Estado

A SES informou nesta segunda-feira que o Estado tem 2.103 casos confirmados da Monkeypox. As cidades com maiores registros são a Capital Paulista com 1605 casos, seguido de Santo André, Osasco e Campinas. A secretaria relembra que ‘o atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos. O vírus da Monkeypox, que faz parte da mesma família da varíola, é transmitido entre pessoas e o atual surto tem prevalência de transmissão de contato íntimo e sexual’. (Thaís Marcolino)