Buscar no Cruzeiro

Buscar

368 anos

Sorocaba é celebrada no ar e no chão por milhares de pessoas

Atividades para toda a família reuniram pessoas de todas as idades

14 de Agosto de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Esquadrilha da Fumaça atraiu a atenção com as manobras
Esquadrilha da Fumaça atraiu a atenção com as manobras (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO JCS (13/08/2022))

Milhares de famílias aproveitando o gramado em volta do Paço Municipal. O trânsito estava carregado, principalmente, na hora da apresentação da Esquadrilha da Fumaça e inevitavelmente na região da avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes. Esse foi o cenário. Ainda teve comes, bebes e piquenique na tarde e na noite de sábado durante o Festival Gastronômico “Eu Amo Sorocaba”, realizado ontem. O evento foi uma das atrações em comemoração ao aniversário de Sorocaba, neste 15 de agosto.

O ponto alto e com mais público foi durante a apresentação da da Força Aérea Brasileira, que começou pontualmente às 15h30. Um pouco antes, o trânsito na cidade estava carregado, mesmo em vias não tão próximas ao Alto da Boa Vista, como a avenida Dom Aguirre e até mesmo a Antônio Carlos Comitre, na zona sul. Esse movimento fez com que muitos carros parassem em calçadas e canteiros para olhar para o céu e acompanhar as acrobacias aéreas.

50 mil

Público ocupou o jardim no entorno do Paço - FÁBIO ROGÉRIO  JCS (13/08/2022)
Público ocupou o jardim no entorno do Paço (crédito: FÁBIO ROGÉRIO JCS (13/08/2022))

Um público calculado em 50 mil pessoas, segundo números informados pela Prefeitura, estava concentrado nos jardins do Paço. Uma estrutura parecida a que foi instalada na Festa Julina atraiu muitas famílias: barracas com comidas e bebidas, brinquedos para as crianças, shows musicais. Muitos optaram por estender panos no gramado e realizar um piquenique. “Está muito bacana. E o show da Esquadrilha da Fumaça foi sensacional”, disse sorrindo a professora Luciana Inforsari, que veio da cidade de Cotia só para ver o show aéreo.

Os milhares de olhares para o alto, algumas bocas abertas, eventuais gritos e algumas palmas comprovaram o sucesso que a Esquadrilha faz quando se apresenta. E o show é emocionante mesmo: manobras de ponta-cabeça, com o motor desligado, desenhos - como o tradicional coração - sendo desenhado pela fumaça num belo céu azul de inverno quente. “Muito sensacional”, empolgou-se o menino Tiago, de 9 anos, que estava com mãe e levava nas mãos um avião de brinquedo.

Balões e trânsito intenso

No fim da tarde, apareceram os balões, amarrados ao redor do lago do Paço. Eles subiam e desciam e mostravam as estampas para o público: um com o brasão de Sorocaba; outro, a bandeira do Brasil. “Está muito bonito. É uma ótima opção para a gente passar a tarde de sábado”, comentou a dona de casa Rose Angela Cunha, de 45 anos. Ela estava com outros quatro familiares e três cachorros de estimação.

Para a encerrar o dia, os balões coloriram a paisagem - FÁBIO ROGÉRIO  JCS (13/08/2022)
Para a encerrar o dia, os balões coloriram a paisagem (crédito: FÁBIO ROGÉRIO JCS (13/08/2022))

Mesmo se divertindo bastante, a família Cunha quis fazer uma reclamação: “Estava muito difícil chegar aqui. Um engarrafamento grande, pois a avenida (Carlos Reinaldo Mendes) estava interditada. Isso fez com que perdessemos parte da apresentação da Esquadrilha”, lamentaram os cunha.

Um outro tipo de atração também movimentou o público: as barracas com comidas e bebidas. Tinha cardápio para todos os gostos, dos tradicionais lanches, pastéis e churrasquinho a iguarias japonesas com cogumelos. A vendedora Joelma de Oliveira, que trabalhou numa barraca, disse que o movimento ontem estava muito bom e muito superior ao de sexta-feira, que considerou “fraco”.

O evento também teve um lado solidário, com arrecadação de alimentos não perecíveis para a campanha #AFOMENAOEFAKE!, do Fundo Social de Solidariedade. Nenhuma ocorrência grave foi registrada, segundo a Guarda Municipal.

Programação se encerra hoje

Neste domingo (14), último dia das comemorações do aniversário de 368 anos de Sorocaba, tem mais programação para a população acompanhar. O ato e o desfile cívicos serão realizados a partir das 8h, no Centro da cidade. Tudo para lembrar os 368 anos de fundação da cidade, comemorados oficialmente amanhã (15).

O ato cívico será realizado, às 8h, no Largo de São Bento. Às 9h, tem início o desfile pelas ruas São Bento e XV de Novembro. Haverá hasteamento das bandeiras do Brasil, de São Paulo e de Sorocaba, com a presença de autoridades civis e militares, além da participação especial da Banda Regimental de Música do Comando de Policiamento do Interior (CPI-7) e da cantora Allyne de Moura Silva, que é servidora pública municipal.

Na sequência, ocorre o tradicional desfile cívico com a participação de cerca de 1.500 pessoas, entre alunos de escolas municipais, estaduais e particulares de Sorocaba, clubes de escoteiros da cidade, entidades e órgãos de segurança pública da cidade.

Banda da PM irá participar das comemorações do aniversário - SECOM SOROCABA
Banda da PM irá participar das comemorações do aniversário (crédito: SECOM SOROCABA)

São, no total, 24 grupos participantes das homenagens: Banda da Polícia Militar (PM), Base de Apoio Regional do Exército em Sorocaba, Tiro de Guerra, Guarda Civil Municipal (GCM), E.M. “Dr. Achilles de Almeida”, E.M. “Matheus Maylasky”, E.M. “Prof. Flávio de Souza Nogueira”, E.M. “Leonor Pinto Thomaz”, E.M. “Dr Getúlio Vargas”, E.M. “Professora Maria Domingas Tótora de Góes”, E.E. “Baltazar Fernandes”, Associação Criança de Belém, Casa do Menor de Sorocaba, Oficina de Integração Céu Azul, Guarda Mirim de Sorocaba, Colégio Dom Bosco, Centro de Educação Pré-Militar, Projeto Arremesso para o Amanhã (Liga Sorocabana de Basquete), Grupo de Escoteiro Baltazar Fernandes, Grupo de Escoteiro Tropeiros, Grupo de Escoteiro Sorocaba Oeste, Grupo de Escoteiro Monte Serrat, Grupo de Escoteiro Santana e Grupo de Escoteiro Ipanema.

Shows à tarde

Ainda hoje, há outras atrações. O Palco do Paço Municipal recebe, às 12h30, a Orquestra de Violas Zé Franco. Em seguida, às 13h30, a Orquestra Filarmônica Jazz Sesi Senai Sorocaba se apresenta, com um repertório especial à data comemorativa da cidade. A entrada é grátis.

As crianças também contarão com uma atração especial para animar a tarde de domingo. Às 15h30, o espetáculo ‘Frozen’ traz os personagens queridos da animação, para fazer a alegria da garotada. Finalizando a programação, o artista sorocabano Hugo Rafael sobe ao palco, às 17h30. (Pedro Courbassier)

Galeria

Confira a galeria de fotos