Buscar no Cruzeiro

Buscar

Imunização

Vacinação em Sorocaba terá calendário misto entre os dias 15 e 19

14 de Agosto de 2022 às 00:01
Thaís Marcolino [email protected]
Durante a semana serão aplicadas vacinas contra Covid, gripe e Meningocócica C
Durante a semana serão aplicadas vacinas contra Covid, gripe e Meningocócica C (Crédito: PEDRO NEGRÃO ARQUIVO JCS (08/01/2022)

A vacinação contra a Covid, gripe (influenza) e Meningocócica C recomeça amanhã (15) e vai até o dia 19, nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, das 9h às 15h. No município existe um calendário misto, com o seguinte cronograma: as vacinas contra a Covid-19 são aplicadas na segunda-feira (15/8), quarta-feira (17/8) e sexta-feira (19/8), enquanto que as vacinas contra gripe e Meningocócica C para profissionais da Saúde serão disponibilizadas na terça-feira (16/8) e quinta-feira (18/8).

A vacinação contra a Covid ocorre para para crianças (a partir dos 5 anos), adolescentes e adultos. A segunda dose de reforço (4° dose) vai ser aplicada de forma escalonada. Na segunda (15) para quem tem 28 anos ou mais, na quarta (17) para pessoas com 26 anos ou mais e na sexta (19), a aplicação é para os adultos com 24 anos ou mais. Além da quarta dose, a Secretaria de Saúde continua vacinando para as demais doses (1°, 2° e 3°).

Adultos e adolescentes devem apresentar RG, CPF e comprovante de vacinação da dose já recebida. No caso da pessoa com alto grau de imunossupressão, é necessário apresentar também laudo médico. Os pais ou responsáveis de crianças com comorbidades ou deficiências devem apresentar igualmente um comprovante da condição de risco delas (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica ou cadastro já existente na UBS).

Embora as demais campanhas de vacinação coincidam com as aplicações contra o coronavírus, as vacinas podem ser administradas de maneira simultânea, sem necessidade de intervalo.

Para quem ainda não tomou a vacina contra a gripe, a SES segue aplicando para toda a população acima dos seis meses de idade a dose anual. Quem pertence ao grupo de risco, também pode comparecer às UBSs na terça e quinta-feira. No ato da vacinação, é obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto e da Carteira de Vacinação da pessoa a ser vacinada. No caso dos profissionais da Saúde e da Educação, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas e funcionários do sistema prisional também é preciso apresentar comprovante de vínculo empregatício. As pessoas com deficiência precisam apresentar laudo ou relatório médico.

A vacinação da Meningocócica C, que atua contra meningite, será aplica em profissionais da Saúde na terça-feira (16/8) e quinta-feira (18/8). No ato da vacinação, é necessário apresentar comprovante de vínculo empregatício. (Thaís Marcolino)