Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vírus Monkeypox

Sorocaba confirma 15 casos da varíola dos macacos

Neste sábado (13), mais sete pessoas receberam o diagnóstico positivo pro vírus monkeypox. Desde a última segunda-feira (8) o município não registrava o aumento no número de positivados, quando foi anunciado oito casos

13 de Agosto de 2022 às 16:12
Thaís Marcolino [email protected]
Brasil tem 17 casos confirmados para a varíola dos macacos
Sorocaba confirma 15 casos da varíola dos macacos

Sorocaba confirmou mais sete casos do vírus monkeypox, responsável pela varíola dos macacos, neste sábado (13). Agora, a cidade totaliza 15 positivados. O último registro foi na segunda-feira (8), quando confirmou oito casos, de acordo com a Secretaria Muncipal de Saúde (SES). O número de suspeitos, assim como o perfim das pessoas que receberam o resultado positivo para o vírus, serão informadas na semana que vem pela equipe da saúde.

Votorantim registra o primeiro caso

O boletim emitido pela Secretaria Estadual de Saúde neste sábado também registrou o primeiro caso da monkeypox em Votorantim. O Jornal Cruzeiro do Sul entrou em contato com a Prefeitura para saber o estado de saúde do paciente, assim como o perfil, mas até o momento não obteve retorno.

Além de Votorantim, outros municipios da região de Sorocaba tem casos confirmados da varíola dos macacos: Piedade e São Roque, com um caso cada.

Estado

Até o momento, em todo o Estado de São Paulo, 2.019 pessoas contraíram o vírus. A Capital é o municipio com maior número de casos: 1554. Em seguida estão Santo André (42), Campinas (33), Guarulhos e Osasco (31)

“O atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos. O vírus da Monkeypox, que faz parte da mesma família da varíola, é transmitido entre pessoas e o atual surto tem prevalência de transmissão de contato íntimo e sexual”, reforça a pasta.