Buscar no Cruzeiro

Buscar

Projeto sensorial

Pessoas com deficiência visual criam mapa sensorial colaborativo

O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba - MACS é um dos apoiadores do projeto artistico

13 de Agosto de 2022 às 14:37
Da Redação [email protected]
placeholder
placeholder

O objetivo do projeto artístico do artista catalão Antoni Abad - já realizado nas Bienais de Veneza e Berlim, e nas cidades de Wroclaw, Sydney e Roma - com foco em pessoas com deficiência visual, é a criação coletiva de um mapa sensorial, que reflete a percepção particular do espaço público por participantes cegos e com perda parcial de visão.

Na última quinta-feira (4), durante a feira livre da Vila Clementino, na capital paulista, homens e mulheres uniformizados com coletes amarelos, passearam pelas barracas de frutas e legumes com celulares nas mãos relatando suas percepções sobre o local e as pessoas que ali estavam, visitando ou trabalhando. O que tornou a ação especial e chamou a atenção do público é que faziam parte desta turma, pessoas com deficiência visual, participantes do projeto cultural blind.wiki e da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

O projeto blind.wiki, criado pelo artista espanhol Antoni Abad, realiza rotas de mapeamento, com grupos organizados, que gravam suas percepções em um aplicativo instalado no celular. “Ele possui um importante acervo de experiências, opiniões e histórias, gerando uma cartografia criativa e colaborativa do que não é visível, criada em tempo real no site do projeto, à medida que os participantes postam suas próprias mensagens de áudio geolocalizadas”, explica Antoni Abad, que está no Brasil acompanhando todas as rotas.

Os participantes do blind.wiki podem ser pessoas cegas, com baixa visão, ou até mesmo videntes, interessadas na acessibilidade e nos processos de criação coletiva.

No último domingo (7), em plena Avenida Paulista, 40 pessoas participaram de uma das rotas do projeto artístico. Até agora o aplicativo já registrou 343 postagens de áudios.

As vagas para a participação na blind.wiki, que conta com diversos apoiadores, entre eles o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba - MACS, são limitadas. As inscrições para participar das rotas podem ser feitas gratuitamente pelo site. Já o aplicativo, também gratuito, está disponível para Android e iOS e pode ser baixado atráves do link: https://blind.wiki/

Confira a programação em Sorocaba e em São Paulo:

Rota 8 - em Sorocaba: Encontro no MACS e visita ao Sesc Sorocaba

Dia 13/08/2022, das 15h às 18h

Rota 9 - em São Paulo: Encontro no Metrô Vergueiro e visita no MAM 

Dia 18/08/2022, das 14h30 às 17h 

(Da redação com informações do blind.wiki)