Buscar no Cruzeiro

Buscar

Votorantim

Policia Civil e GCM fazem operação com foco nas atividades do tribunal do crime

Um suspeito foi preso por participar da tortura de um GCM de Itu por quase dez horas há um mês

12 de Agosto de 2022 às 15:23
Da Redação [email protected]
GCM é feito refém por quase dez horas
GCM é feito refém por quase dez horas (Crédito: Divulgação)

A Policia Civil de Votorantim, com apoio da Guarda Civil (GCM), realizaram nesta sexta-feira (12) mandado de busca e apreensão em três locais do municipio, além de captura de procurado. Uma pessoa foi presa.

De acordo com a polícia, dois celulares do suspeito foram apreendidos e serão periciados. O homem passou por audiência de custódia nesta manhã e ficará preso pelos próximos 30 dias. 

A operação teve como foco nas atividades do tribunal do crime e de organização criminosa e teve origem após um GCM de Itu ser torturado em julho deste ano por quase dez horas. 

Entenda

Um guarda civil municipal de Itu foi vítima de sequestro e tortura por quase dez horas em Votorantim, na região do Palmeirinha, no dia 16 de julho. Uma equipe da Polícia Militar estava em patrulhamento pela avenida Anália Pereira quando recebeu a informação de que havia um homem, vítima de sequestro no local. Diante da informação, os policias comunicaram a central de polícia e junto à Força Tática fizeram um cerco na comunidade.

Ao entrarem no local, avistaram o GCM amarrado e sendo conduzido por dois homens que, ao verem a polícia, fugiram, deixando a vítima. 

O GCM foi resgatado e mostrou o cativeiro no qual passou quase 10 horas. Para os policiais, a vítima contou que estava em uma agropecuária, próximo ao local, e que foi abordado por dois indivíduos dizendo que a casa deles havia desmoronado. O GCM foi até a casa, a fim de auxiliar a dupla, porém, nesse momento, descobriu que se tratava de uma cilada e que havia mais seis pessoas no local.

A quadrilha dominou o guarda civil e o amarrou dentro da casa, que era o cativeiro, e ali mantiveram a vítima como refém, torturando-a por cerca de dez horas. Quando os policiais chegaram ao cativeiro, encontraram o colete à prova de balas, a carteira e os documentos do GCM.

A vítima foi levada ao PA de Votorantim para receber o atendimento necessário. O carro do policial foi encontrado no dia seguinte numa área de mata no Parque São João, em Votorantim.