Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Rede Voa confirma investimentos no aeroporto Bertram Luiz Leupolz

Presidente da empresa gestora esteve ontem na cidade

12 de Agosto de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Coronel Marcel se reuniu com o prefeito Manga e outras autoridades municipais
Coronel Marcel se reuniu com o prefeito Manga e outras autoridades municipais (Crédito: SECOM SOROCABA)

O Coronel Aviador Marcel Gomes Moure, presidente da Rede Voa, empresa responsável pela gestão do Aeroporto Bertram Luiz Leupolz, de Sorocaba, anunciou ontem (11), durante encontro com o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), no Paço Municipal, investimentos que permitirão ampliar o fluxo de manutenção de aeronaves, atraindo clientes do mundo todo, além de gerar novos empregos na cidade. A empresa também doará ao Município uma praça na zona norte.

Sem citar valores, o Coronel Marcel disse que o investimento garantirá a ampliação, modernização e a esperada internacionalização do aeroporto sorocabano, com previsão de conclusão desse processo até 2024.

O aporte permitirá ampliar o fluxo de aeronaves, tanto nacionais, como internacionais, no referenciado serviço de manutenção ofertado em Sorocaba. “Nossa cidade já é amplamente reconhecida pelo seu potencial no serviço de manutenção de aeronaves, sendo um dos maiores polos desse setor no mundo. Agora, com a internacionalização do aeroporto, que é algo que a cidade aguarda há mais de 50 anos, vamos ampliar ainda mais esse mercado e buscar a liderança mundial nesse segmento”, disse o prefeito Rodrigo Manga.

O processo de internacionalização do Aeroporto de Sorocaba conta com trabalho conjunto dos governos federal, estadual e municipal. O espaço passará a contar com serviços da Receita Federal e Polícia Civil, além de investimentos em infraestrutura aeroportuária e de uma série de melhorias no entorno. “Sorocaba só tem a ganhar com esses novos investimentos, uma vez que a cidade já possui profissionais qualificados para atender ao aumento dessa demanda. Além disso, outros setores serão beneficiados com empregos diretos e indiretos, fora a ampliação na arrecadação do Município, que, consequentemente, trará diversos outros benefícios à população sorocabana”, destaca o secretário da Sedettur, Robson Coivo.

A praça anunciada, será instalada na região do bairro Sol Nascente. Por meio de termo de doação com a Prefeitura, a Rede Voa se comprometeu a entregar aos moradores um espaço totalmente revitalizado, com academia ao ar livre e pista de skate. “Iniciaremos as obras da praça no próximo mês de outubro e pretendemos concluir em até 60 dias”, afirmou o Coronel Marcel.

Além do chefe do Executivo e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Robson Coivo, também participaram do encontro o vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto e os secretários Carlos Eduardo Paschoini, de Mobilidade (Semob), e Paulo Henrique Marcelo, de Urbanismo e Licenciamento (Seurb), além de equipe de engenheiros e biólogos da Rede Voa.

Obras de adequações

Na edição de 31 de julho, o Cruzeiro do Sul antecipou a informação sobre as obras de adequações para a internacionalização do Aeroporto de Sorocaba. Diferente do Aeroporto Catarina, em São Roque, o empreendimento sorocabano não realizará voos executivos. Em vez disso, ele se tornará um centro de manutenção e serviços, e a expectativa é que voos diretos entre países deverão ser permitidos com a finalidade de manutenção de aeronaves.

A Rede Voa assumiu a operação de 11 aeroportos do bloco SE, no interior do Estado de São Paulo, em 1º de abril deste ano, incluindo o de Sorocaba. Para dar continuidade ao processo de internacionalização do Bertram Luiz Leupolz, foram feitas reuniões junto à Secretaria de Aviação Civil (SAC). Após sinalização positiva, foram realizadas consultas com a Delegacia Regional da Polícia Federal (PF).

O objetivo, segundo a Rede Voa, é sanar as pendências apontadas em um relatório de 2019. Entre as solicitações constam ações mitigadoras na vulnerabilidade de acesso ao aeroporto, separação de área privada da operacional recuperação de muros, alambrados e cercas, bem como melhoria de procedimentos de segurança, por meio de vigilância eletrônica de pontos sensíveis.

Atualmente, o processo de internacionalização está em fase de contratação dos serviços. Entre eles, estão o de ambulância, gerenciamento de resíduos, manutenção de ar-condicionado, operação de carros rebocáveis utilizados no processo de drenagem de detritos e reposição de água potável nos banheiros dos aviões, supressão e raspagem de vegetação, câmeras perimetrais, reforma do terminal de passageiros, colocação de câmera interna e portão de controle de acesso à área operacional.

Para a Rede Voa, a localização de Sorocaba favorece o processo de internacionalização.

“O Aeroporto Bertram Luiz Leupolz é um importante polo nacional de manutenção de aeronaves, com localização estratégica, próximo à capital do Estado, sediando atualmente importantes empresas nacionais e estrangeiras do segmento aeroportuário do Brasil”, afirmou a empresa. (Da Redação)