Buscar no Cruzeiro

Buscar

Educação

Câmara de Sorocaba institui o 'Roteiro Educador'

O objetivo é mostrar a história e o funcionamento do Poder Legislativo para os alunos das escolas que visitam à Casa e demais visitantes

09 de Agosto de 2022 às 16:27
Cruzeiro do Sul [email protected]
Câmara de Sorocaba institui o 'Roteiro Educador'
Câmara de Sorocaba institui o 'Roteiro Educador' (Crédito: Divulgação/Câmara de Sorocaba)

A Câmara Municipal de Sorocaba, através da Escola do Legislativo, em parceria com a Secretaria de Comunicação Institucional, está estabelecendo o “Roteiro Educador” em suas dependências, com o objetivo de mostrar aos estudantes que visitam a Casa, bem como aos demais visitantes, como funciona o Poder Legislativo, quais os setores que o compõem e qual o seu papel nos destinos da cidade.

Aspectos da história da Câmara Municipal ­ instalada em 1661, por iniciativa de Baltazar Fernandes ­ e da história de Sorocaba também são resgatados no âmbito do Roteiro Educador, que incorpora modernas tecnologias, como o Código QR (do inglês “Quick Response”, que significa “resposta rápida”).

“O projeto Roteiro Educador além de atender estudantes interessados em conhecer nossa história, ele também envolve os populares que visitam o Legislativo. Esse tour apresenta curiosidades e funcionamento detalhado do poder Legislativo. Com toda a certeza, um dos trabalhos mais significativos desenvolvidos por nossa Escola do Legislativo”, afirma Fábio Mascarenhas, secretário de Comunicação Institucional.

Segundo o diretor da Escola do Legislativo, Anderson Santos, a implantação do Roteiro Educador nasceu da necessidade de sistematizar a recepção aos alunos das escolas públicas e privadas do município que, frequentemente, visitam a Casa, na expectativa de conhecer de perto o trabalho do Poder Legislativo municipal.

“Recebemos muitos pedidos de escolas que querem trazer seus alunos para conhecer a Câmara Municipal. Esses estudantes sempre foram bem-recebidos e conheciam o plenário e as dependências da Casa, mas não havia uma sequência pedagógica nessas visitas. Agora, elas passam a ser sistematizadas pelo Roteiro Educador”, afirma Anderson Santos.

O diretor da Escola do Legislativo explica que o “Roteiro Educador” se divide em 20 pontos situados nas dependências da Câmara de Sorocaba, contando um pouco da história da cidade, através de obras, fotos e outros materiais, além de explicar os setores e funções da Câmara. Trata-se de um áudio-guia, acionado através do Código QR, por meio do aparelho celular de cada visitante. O QR também dá acesso a um texto idêntico ao áudio, facilitando o acesso aos deficientes visuais.

“No aspecto tecnológico, quanto a essa possibilidade de acessar as informações do Roteiro Educador pelo próprio celular, creio que se trata de uma experiência pioneira entre as Câmaras Municipais do país”, observa Anderson Santos, acrescentando que, em tempos de pandemia, a medida também tem um caráter sanitário, evitando, por exemplo, o uso coletivo de fones de ouvidos pelos visitantes.

O diretor da Escola do Legislativo ressalta que, a exemplo dos demais projetos desenvolvidos pela escola, também esse foi feito sem nenhum custo para a Câmara Municipal. Anderson Santos conta que o Roteiro Educador foi montado com o trabalho dos próprios servidores de vários setores da Casa, como o Design Gráfico, TV, Rádio, Cerimonial e Imprensa, entre outros, que gravaram os áudios e contribuíram com aspectos da implantação do roteiro.