Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tempo

Semana será de baixas temperaturas e com chuva em Sorocaba

A previsão é de 30 e 60 mm de chuva, com ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo

09 de Agosto de 2022 às 00:01
Virginia Kleinhappel Valio [email protected]
Previsão é de que o clima se mantenha frio durante a semana
Previsão é de que o clima se mantenha frio durante a semana (Crédito: CEZAR RIBEIRO JCS (8/8/2022))

O inverno finalmente está dando as caras em Sorocaba depois de um mês quente e com pouca chuva como foi julho. É o que aponta a previsão meteorológica para essa semana divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O clima começou a mudar no final de semana, com chuva e alerta de tempestade. Para os próximos dias deve predominar céu nublado.

Nesta segunda-feira (8), o Inmet emitiu um novo alerta de tempestade e chuvas intensas em Sorocaba, que termina às 10h desta terça-feira (9). A previsão é de 30 e 60 mm de chuva, com ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo. Há também risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos e descargas elétricas. O dia será de muita nuvem e chuviscos, com máxima de 20º C, mínima de 16º C.

Amanhã (10), a temperatura cai ainda mais e deve registrar mínima de 10º C e máxima de 18º C, com chuva no decorrer do dia e céu nublado. Já a quinta-feira (11) será de muitas nuvens, possibilidade de chuva isolada e vento moderado. Os termômetros devem marcar mínima de 10º C e máxima de 18º C. Na sexta-feira (12), o tempo abre e a chuva perde força. No entanto, a temperatura mínima se mantém em queda e pode chegar a 9º, com ventos moderados. A máxima fica em 21º C.

Nesta semana a umidade relativa do ar estará em um nível considerado mais adequado, com o aumento do teor da umidade. De acordo com o Climatempo, apesar de agosto ser considerado um período mais seco, a previsão para este ano é diferente. O avanço de uma forte frente fria associada a um ciclone extratropical deve aumentar a umidade e derrubar as temperaturas.

Frio aumenta risco à saúde

A queda abrupta da temperatura exige atenção com a saúde. Crianças e idosos precisam se manter agasalhados pois são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio. Segundo a Defesa Civil do Estado, o período de frio também é momento das doenças oportunistas aparecerem, como gripe, resfriado, pneumonia e meningite. Portanto, é preciso evitar locais fechados e com grande circulação de pessoas e higienizar sempre as mãos.

Se possível, lembre-se de lavar as mantas, cobertores e blusas que ficaram por muito tempo guardadas nos armários. Os animais também estão sujeitos aos importunos do frio e precisam de cuidados, abrigue-os em local seguro.

Entre outras orientações, a Defesa Civil orienta ingestão de água, para que os lábios e pele não ressequem. Banhos prolongados com água muito quente também devem ser evitados devido ao ressecamento da pele e a atenção deve ser redobrada com aquecedores em ambientes mal ventilados, é importante manter uma fonte de umidificação do ambiente em paralelo com o aquecedor (recipientes com água, toalhas molhadas e umidificadores). É importante não improvisar para manter os ambientes aquecidos, utilizando churrasqueiras e latas de fogo, por exemplo. Em caso de emergência, avise a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193). (Virginia Kleinhappel Valio)