Saúide
Sorocaba tem oito casos de varíola dos macacos, diz Saúde
Todos os pacientes são homens com idades entre 20 e 30 anos; ainda há 21 pessoas com suspeita da doença
Sorocaba confirmou mais quatro casos de contaminação pelo vírus monkeypox, responsável pela varíola dos macacos, nesta segunda-feira (8). De acordo com informações da Secretaria Municipal da Saúde (SES), todos os pacientes são do sexo masculino, com idades entre 20 e 30 anos. Desta forma a cidade totaliza oito diagnósticos da doença e 21 suspeitos.
Até sexta-feira (5), o município tinha apenas quatro positivações. Todos os pacientes tinha histórico de viagem à capital paulista ou contato com alguém da cidade de São Paulo. Eles cumpriam isolamento domiciliar e eram monitorados pela Vigilância Epidemiológica, assim como seus contatos diretos.
Nenhum dos novos quatro infectados precisaram ser internados. Conforme informado pela SES, eles seguem isolados e recebem acompanhamento médico.
Estado
A Secretaria de Saúde do Estado contabilizou o total de 1.636 casos de varíola dos macacos em São Paulo. A Capital é o município com maior número de registros da doença: 1.305. Em seguida, aparecem Guarulhos (26); Santo André (25); São Bernardo do Campo (24); e Osasco (23).
A pasta destacou que, apesar do nome da doença. O atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos. “O vírus da Monkeypox, que faz parte da mesma família da varíola, é transmitido entre pessoas e o atual surto tem prevalência de transmissão de contato íntimo e sexual”, afirmou. (Wilma Antunes)