Buscar no Cruzeiro

Buscar

Trânsito

Chuva causa vários acidentes e congestionamentos em Sorocaba

As principais vias da cidade estão carregadas por conta das ocorrências, e o motorista enfrenta transtornos

08 de Agosto de 2022 às 08:16
Cruzeiro do Sul [email protected]
Um dos acidentes, envolvendo um motociclista, ocorreu na avenida 31 de Março, em Votorantim, quase na saída para Sorocaba, perto do Trevo da Vida
Um dos acidentes, envolvendo um motociclista, ocorreu na avenida 31 de Março, em Votorantim, quase na saída para Sorocaba, perto do Trevo da Vida (Crédito: Fernando Guimarães/ Cruzeiro FM 92,3)

Pelo menos sete acidentes de trânsito foram registrados em Sorocaba na manhã de ontem (8). Também houve uma ocorrência em Votorantim. A maioria envolveu motociclistas. Segundo um especialista em trânsito, a chuva que caiu na cidade ontem pode ter contribuído para o alto número de acidentes.

Em um dos casos, houve queda de motocicleta na avenida Liberdade, no Jardim Iporanga, por conta da pista molhada. Segundo a Polícia Militar, a vítima seguia para o trabalho, no sentido bairro, quando passou por uma lombada e escorregou, devido à água acumulada no local. A vítima ficou gravemente ferida e foi socorrida pelo Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Éden. Após o raio-x, foi encaminhado para o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) pois apresentava ferimentos no calcanhar direito, dores na bacia e escoriações nas mãos.

Na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, no Alto da Boa Vista, outro motociclista caiu. A vítima disse ter sido ‘fechada’ por um automóvel. Ela foi encaminhada para um hospital particular da cidade, com lesão na clavícula direita e escoriações no braço direito. Outro acidente envolvendo motocicleta aconteceu no Jardim Capitão. O condutor foi atingido por um carro. De acordo com a PM, ele contou que, ao tentar acessar a avenida Dr. Luiz Mendes de Almeida, chocou-se contra um automóvel que subia a via. O motociclista disse não ter visto o veículo. Ele foi levado para a Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da zona oeste, com lesões leves. O motorista não ficou no local.

Além disso, também houve colisão entre moto e veículo na avenida Dom Aguirre, em frente à base do Corpo de Bombeiros, no Jardim Santa Rosália. De acordo com a polícia, o motociclista disse que estava na faixa da esquerda, perto do carro, quando a motorista mudou para a pista do meio e o atingiu. Com isso, ele caiu. A mulher, por sua vez, afirmou que a moto bateu na traseira do seu carro após ela parar em razão do fechamento do semáforo. Ainda na marginal, um automóvel bateu em uma barreira de concreto na alça de acesso da avenida para a rodovia Senador José Ermírio de Moraes (SP-075), conhecida como Castelinho. Segundo a CCR ViaOeste, concessionária que administra o trecho, uma vítima sofreu ferimentos leves. Ela foi encaminhada para o CHS.

Num acidente semelhante, um automóvel colidiu contra uma defensa metálica na rodovia Celso Charuri (SPA-91/270). O fato aconteceu no quilômetro 6. Conforme a ViaOeste, ninguém ficou ferido. No Jardim Faculdade, um veículo bateu em uma árvore na rua Paulo Monte Serrat. O motorista e o passageiro ficaram feridos. Ambos foram socorridos ao CHS. Conforme a PM, o passageiro contou que o condutor perdeu o controle da direção.

Votorantim

Em Votorantim, um carro bateu na traseira de uma motocicleta. A motociclista sofreu ferimentos leves e foi socorrida pelo Samu do município até a UPA do Parque Jataí.

Árvore e semáforos

Em Sorocaba, a chuva ainda derrubou uma árvore na avenida Santa Cruz. Não houve feridos. Os semáforos na avenida Itavuvu ficaram piscantes.

Chuva contribuiu

Para o advogado Renato Campestrini, especialista em trânsito, mobilidade e segurança viária, a chuva pode ter influenciado nesses acidentes. Conforme Campestrini, a pista molhada é um fator adverso de condução. Isso, atrelado ao mal estado de conservação de itens de segurança dos veículos, sobretudo, pneus e limpadores de para-brisa, potencializa as chances de ocorrências. “Pneus desgastados não apresentam boas condições de aderência e, no momento de uma frenagem de emergência, no piso úmido ou molhado, por mais que o veículo possua sistema antibloqueio nos freios (ABS), nada irá mudar significativamente”, explica.

Ainda segundo ele, infrações de trânsito comumente cometida pelos motoristas, como despeitar o limite de velocidade, não parar no sinal vermelho e usar o celular ao volante, tornam-se ainda mais perigosas durante chuvas.

Prevenção

Em condições adversas, o especialista orienta que o condutor deve manter distância do veículo da frente. Outras orientações são sinalizar deslocamentos laterais antecipadamente e transitar dentro da velocidade de segurança para as condições da via, já que, nesses casos, por vezes, o limite máximo permitido não é o mais seguro. Ter percepção do risco e agir preventivamente também são atitudes essenciais. (Da Redação)