Sorocaba
As flores insistem em aparecer
Mesmo com o clima seco em Sorocaba, que registra pouca chuva, o inverno traz uma prévia do que a primavera reserva. As cores de inúmeras árvores floridas espalhadas pelas cidade encantam os olhos e permitem a apreciação da beleza e perfeição que só a natureza pode nos oferecer.
Nem a rotina permite que as flores passem despercebidas. Sophia Rondello Miranda Silva, de 20 anos, que mora no Jardim Europa, gosta de admirar. “Fico analisando como a natureza é muito bonita, me dá uma sensação de conforto”, diz. E ela tem razão. É quase como uma pausa estratégica. Por isso, a jovem não está sozinha nessa contemplação.
Na Vila Hortência, a professora Ana Clara Augustino Cancian Pereira conta que “se sente mais feliz por conta da paisagem”. O radialista e jornalista José Desidério da Silva, de 79 anos, também mora próximo a essa mesma árvore e comenta que foram os próprios moradores que fizeram o plantio e cuidam até hoje.
O biólogo e professor Nobel Penteado de Freitas, explica que o processo de floração envolve uma estratégia de sobrevivência para as plantas. Segundo ele, muitas destas árvores, que florescem e produzem sementes nessa época mais seca e fria, tem o vento como elemento de dispersão de suas sementes. Com isso, aumentam suas chances de sobrevivência como espécie.
É uma questão de resistência e ao mesmo força. É mais uma vez a natureza que ensina: apesar da diversidade é possível florescer. (Da Redação)