Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Vendas para o Dia dos Pais devem crescer 3%

Expectativa é de recuperação após a pandemia da Covid-19

07 de Agosto de 2022 às 00:01
Thaís Marcolino [email protected]
Pesquisa da ACSO mostra que 6% dos consumidores já compraram presentes
Pesquisa da ACSO mostra que 6% dos consumidores já compraram presentes (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO JCS (05/08/2022))

O dia dos pais, comemorado no próximo domingo (14), é uma das datas que mais movimentam o comércio anualmente. E, diferente dos dois últimos anos de pandemia, a expectativa dos comerciantes é de crescimento médio de 3% em relação às vendas de 2019 - último ano sem as restrições impostas pela Covid-19. A projeção é da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO).

A pesquisa realizada pela instituição neste ano mostrou que a maioria dos consumidores, cerca de 59%, compraram presentes em 2021; enquanto quase 65% das respostas confirmaram o desejo dos filhos em dar presentes para os pais agora em 2022, representando assim um volume maior em relação ao ano anterior.

O interesse é visto com alegria pelos donos de estabelecimentos comerciais. Um dos gerentes de uma loja de calçados, no Centro da cidade, espera atingir 15% de aumento nas vendas. “Esperamos que o dia dos pais seja bom, com bastante venda, mas isso não significa que mais clientes procuraram a loja, mas sim porque a inflação impactou o preço dos produtos. Por isso é preciso ficar atento quanto a isso”, explica o gerente, Giovanni Ávilla.

Calçados, juntamente com roupas, estão entre as preferências para presentear pais - FÁBIO ROGÉRIO JCS (05/08/2022)
Calçados, juntamente com roupas, estão entre as preferências para presentear pais (crédito: FÁBIO ROGÉRIO JCS (05/08/2022))

O responsável pelo estabelecimento também conta que neste ano tem percebido que, por conta da pandemia, como muitos familiares faleceram, os filhos estão valorizando mais a presença dos pais e diferente de outros anos, querem presentea-los pais com produtos que realmente tenham utilidade.

A pequena Rayelli da Conceição Souza, 9 anos, escolheu o presente com a ajuda da mãe. O item é algo que o pai, Hazzard Levandhoviski, usa com frequência. A menina torce para o pai goste bastante. “Eu vou dar o que ele ama porque ele merece”, contou.

Hazzard, 25 anos, também contou à reportagem que o carinho da filha é o presente principal . “O amor e carinho dela já valem muito”, disse.

Diferente da Rayelli, que já escolheu o presente do pai, a pesquisa da ACSO analisou que a cultura do consumidor em deixar para a última hora ainda se mantém. É que 70% dos entrevistados afirmaram que vão às compras apenas na semana do dia dos pais e 24% na véspera; 6% afirmaram que compraram os presentes.

A Associação também fez o levantamento em relação ao local de compras, o tipo de presente e a forma de pagamento. Os escolhidos foram: roupas e calçados (48%), perfumes e cosméticos (21%), ferramentas (12%), bebidas (7%), entre outros e devem ser adquiridos pelo e-commerce (33%), shoppings (33%), lojas do centro e do bairro (32%). Quanto ao método de pagamento, o cartão de crédito é o favorito de 48% dos entrevistados, enquanto o débito e pix atingiram 36% e 10%, respectivamente. (Thaís Marcolino)

Galeria

Confira a galeria de fotos