Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Zoonoses alerta para riscos da Leishmaniose

07 de Agosto de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Doença é transmitida pelo mosquito-palha
Doença é transmitida pelo mosquito-palha (Crédito: ARQUIVO / JCS)

A Leishmaniose Visceral é tema de uma campanha que a Secretaria da Saúde (SES) realiza a partir desta segunda-feira (8), por meio das redes sociais e demais canais oficiais da Prefeitura. Até sexta-feira (12), a equipe da Vigilância de Zoonoses também fará a distribuição de material impresso contendo orientações a respeito da doença e como preveni-la.

A coordenadora do setor, Thais Buti, salienta a importância de a população saber mais a respeito do tema. “A Leishmaniose Visceral é uma doença grave e crônica, que, se não for tratada adequadamente, pode levar à morte. Portanto, é fundamental que as pessoas saibam como combater essa doença”, disse. A doença é transmitida pela picada da fêmea do inseto Lutzomyia longipalpis, popularmente conhecido como mosquito-palha. Os principais sintomas em humanos são: febre irregular de longa duração (mais de sete dias); falta de apetite; emagrecimento; fraqueza e barriga inchada (pelo aumento do fígado e do baço).

Para se prevenir, as pessoas devem usar repelentes; não se expor em ambientes propícios ao mosquito no fim da tarde e início da noite; manter a casa e o quintal livres de matéria orgânica, recolhendo folhas de árvores, fezes de animais, restos de madeiras e frutas. (Da Redação, com informações da Secom)