Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Campanha previne doenças da infância

As 33 UBSs de Sorocaba iniciam nesta segunda-feira (8) a Multivacinação e a imunização contra a Poliomielite

07 de Agosto de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Crianças de um a quatro anos devem ser imunizadas contra a Pólio
Crianças de um a quatro anos devem ser imunizadas contra a Pólio (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / JCS (16/8/2019))

Começa nesta segunda-feira (8, em Sorocaba, a campanha de Multivacinação e da Poliomielite. A aplicação das vacinas acontecerá nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A ação prossegue até o dia 9 de setembro.

O objetivo da multivacinação, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SES), é atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias, de acordo com as indicações do Calendário de Vacinação. Também será disponibilizada a aplicação (VOP ou gota) contra Poliomielite -- também conhecida como paralisia infantil -- para crianças com idade entre um a quatro anos.

A SES destaca a importância de toda a população-alvo comparecer às UBSs, levando a caderneta de vacinação para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal preconizado.

Além da Poliomielite, entre as vacinas disponíveis na Campanha de Multivacinação, estão: Pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B; Rotavírus humano, contra a diarreia; Pneumocócica 10, que protege contra a pneumonia, meningite e otite; Meningocócica C e ACWY, contra meningites; Tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola; Varicela; Hepatite A, Hepatite B e Febre Amarela.

Calendário misto

Na semana de 8 a 12 de agosto também tem prosseguimento o calendário misto de vacinação contra Covid-19, gripe (Influenza) e Meningocócica C. A imunização ocorre nas 33 UBSs da cidade, das 9h às 15h. De acordo com o calendário estabelecido pela SES, as doses contra a Covid-19 serão aplicadas na segunda-feira (8/8), quarta-feira (10/8) e sexta-feira (12/8), enquanto que as vacinas contra gripe e Meningocócica C para profissionais da Saúde serão disponibilizadas na terça-feira (9/8) e quinta-feira (11/8).

Outras informações podem ser obtidas no site da Prefeitura de Sorocaba (www.sorocaba.sp.gov.br) e pelos telefones (15) 3238-2430 e (15) 3238-2332. (Da Redação, com informações da Secom)